Turismo Responsável - Revista Época

29 de Outubro de 2008, 0 comentário "Antigamente, o Código de Conduta do Turista Responsável podia ser resumido a dois mandamentos batidos: 1) não tire nada além de fotografias; 2) não deixe nada além de pegadas. Da parte dos provedores de hospedagem, o único esforço parecia ser aquele pedido no banheiro para que as toalhas fossem reaproveitadas.
Hoje, a lista de procedimentos recomendados aumentou bastante. Quer dizer – “hoje” para quem só está se ligando no assunto agora. Em 1994 – há quase uma década e meia, portanto –, a associação dos operadores de ecoturismo da Austrália sintetizou um código de práticas, tanto para os operadores quanto para os ecoturistas. Aos operadores, a associação recomendava, entre outras coisas, aumentar o esforço de conservação para aprimorar a integridade natural dos lugares visitados; respeitar a sensibilidade de outras culturas; ser eficiente no uso de recursos naturais (água, energia); certificar-se de que os resíduos tenham mínimo impacto ambiental e estético. Esses e outros conselhos, válidos não só para agentes de turismo, mas para todo viajante, estão no final desta reportagem, que inclui os 20 destinos mais interessantes, dez no Brasil e dez no exterior, para o turista verde."
Este texto faz parte de uma matéria que foi publicada na Revista Época, da Editora Globo, edição de 27 de outubro de 2008, onde são abordados aspectos referentes a sustentabilidade da atividade turística e, informações sobre oferta e demanda deste mercado.
E, no site da Época é possível participar de uma enquete sobre os melhores Destinos Turísticos Nacionais.
Visitem, votem e divulguem a enquete!
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI15660-15204,00-O+GUIA+DO+TURISTA+VERDE.html