The Butcher Man

25 de Fevereiro de 2014, 0 comentário
Continuando a falar sobre bons exemplos de inovação quero apresentar a vocês um dos empreendimentos que mais me surpreendeu pela proposta de consumo de experiência em Cape Town, Africa do Sul. Foi o Butcher Man, que pelo nome leva a pensar que é um açougue comum, mas na verdade é um açougue e pequeno restaurante gourmet especializado em carnes e temperos exóticos.
 
Tanto na África do Sul como no Brasil, pequenos negócios como, por exemplo, açougues estão desaparecendo porque as grandes redes de supermercado concentram a oferta de toda a sorte de produtos alimentícios,  de limpeza, decoração, roupas, calçados, perfumaria e tantos outros itens. A facilidade de acesso a uma oferta tão grande de produtos impacta na decisão do consumidor e faz com que pequenos negócios nestes segmentos sejam ameaçados ou até mesmo extintos, como é o caso dos açougues.
 
Os proprietários do Butcher Man perceberam que para tornar um açougue viável seria necessário incrementar o negócio e posicionar-se em um segmento específico de consumo de carnes. Por isso a empresa está situada em Green Point, um dos bairros mais tradicionais que consegue ser moderno e vibrante ao mesmo tempo, com a presença de muitos turistas e moradores charmosos. A casa oferece diferentes tipos de carnes, como por exemplo, de boi, frango, carneiro, porco, avestruz, kudu, coelho e outros; que podem ser compradas temperadas ou não e o consumidor pode escolher entre comer no restaurante ou não.
 
A estrutura do restaurante é simples, mas tem seu charme, pois faz parte de uma proposta gourmet de se comer uma boa carne, preparada com rapidez e ingredientes de primeira qualidade, na frente do cliente. Os preferidos são os hambúrgueres e espetinhos (kebabs) temperados com diferentes tipos de especiarias, como por exemplo, mostarda e mel, acompanhados por pão, batatas fritas e salada.
 
No Butcher Man também se pode encontrar temperos de origem indiana, diferentes tipos de pimentas, sal temperado, alguns vinhos e até utensílios para se assar carne, o popular  “Braai” em Afrikaans, nosso churrasco.
 
 
Quero encerrar chamando a atenção para o que pode significar a inovação para um negócio... a sobrevivência e o sucesso empresarial em alguns segmentos exige a reinvenção do segmento. Sugiro que pensem em seus negócios...