SEGURANÇA PARA QUEM???

30 de Outubro de 2008, 0 comentário
Com os avanços na implementação do Sistema de Gestão da Segurança por várias empresas um fato fica cada vez mais nítido: “só funcionará se tiver apoio dos condutores”. A observação é de Herbert Pardini, coordenador do Observatório do Turismo de Aventura da ABETA, que tem realizado visitas técnicas às empresas aderidas ao Programa. “Os condutores estão mais cientes de seu papel na segurança e estão mais integrados nas ações das empresas. Alguns que não tinham estudo até voltaram à escola com o avanço das ações do Programa”, comenta.
Há mais de 10 anos como condutor, Adriano Garcia, da Maracá Turismo, vê bem de perto o avanço com a assistência técnica. “Antigamente não tinha a organização que temos hoje. Agora, nos preocupamos com tudo: um carro bem ajeitado, manutenção, pneu de step, tudo para evitar qualquer problema”.
Adriano observa que muitos condutores que trabalhavam informalmente têm se unido às operadoras e que, com as ações de qualificação, acabam ficando mais protegidos na hora de trabalhar: “Vamos supor que tem uma pessoa se afogando dentro da lagoa. É perigoso salvar a pessoa sem ter o treinamento adequado”.
Ainda há alguns resistentes às novas idéias, mas Adriano tem boas expectativas. “Isso é normal e existe em todo lugar. Mas acredito que com o tempo mais gente vai acreditar na proposta do Aventura Segura”.
O Programa Aventura Segura é executado pela ABETA em parceria com o Ministério do Turismo e com o Sebrae Nacional. O projeto prevê um conjunto de ações com o objetivo de qualificar pessoas e empresas da área de turismo de aventura, dando subsídio à certificação.
Mais inofrmações sobre a ABETA e sobre o Programa Aventura segura entre no site www.abeta.com.br.