Reunião Grupo Gestor Destino Indutor Bonito

08 de Julho de 2010, 0 comentário
Olá pessoal!
Ontem (07/07) os membros do Grupo Gestor do Destino Indutor Bonito/MS estiveram reunidos na Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito para realizar atividade visando a priorização de ações referentes às variáveis do Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores elaborado pela FGV para o MTur.
O Projeto 65 Destinos Indutores objetiva definir parâmetros, avaliar o estágio de desenvolvimento e elaborar plano de ação para que os 65 destinos indutores do desenvolvimento alcancem competitividade de nível internacional. Em 2008 foi realizada a primeira edição do estudo, que apresentou o estágio de competitividade turística de cada destino e do País.

Outro objetivo é capacitar os atores locais para a gestão em turismo, ampliar os conhecimentos sobre planejamento estratégico, fortalecer a governança e a inter-relação dos destinos com as regiões em que estão inseridos.
Assim, após a realização nos dias 7 e 8 de junho de 2010 do Worshop: Liderança no Planejamento e Gestão do Destino Indutor conduzido por Consultores do IMB (Instituto Marca Brasil), o Grupo Gestor de Bonito ficou com a responsabilidade de se reunir e definir as prioridades para o município no que tange as 62 variáveis do Estudo de Competitividade.

Nesta primeira reunião conseguimos discutir a atribuir os pesos à 36 variáveis e, uma nova reuião foi marcada para próxima sexta-feira (09/07) para darmos continuidade aos trabalhos. Para realização deste trabalho foi utilizada a ferramenta denominada Matriz GUT (Gravidade; Urgência; Tendência).

Esta matriz é uma forma de se tratar problemas com o objetivo de priorizá-los. Leva em conta a gravidade, a urgência e a tendência de cada problema.
Gravidade: impacto do problema sobre coisas, pessoas, resultados, processos ou organizações e efeitos que surgirão a longo prazo, caso o problema não seja resolvido.
Urgência: relação com o tempo disponível ou necessário para resolver o problema.
Tendência: potencial de crescimento do problema, avaliação da tendência de crescimento, redução ou desaparecimento do problema.

Dois membros da equipe Bionúcleo fazem parte do Grupo Gestor do Destino Indutor Bonito sendo esses a Ana Cristina e eu.
Na reunião de ontem estiveram presentes além de mim, o Srs. Cícero Peralta (COMTUR), Clayton Castilho (SecTur), Juliane Salvadori (SecTur) e Vanessa Leite (SEBRAE/MS). Veja foto abaixo:

GG Bonito Reunido: Da esquerda para direita - Vanessa Leite; Telcio Barboza; Clayton Castilho; Juliane Salvadori; Cícero Peralta

Fazem parte dos Destinos Indutores do Turismo os seguintes municipios:

Rio Branco/AC
Barcelos/AM
Manaus/AM
Parintins/AM
Macapá/AP
Belém/PA
Santarém/PA
Porto Velho/RO
Boa Vista/RR
Mateiros/TO
Palmas/TO
Maceió/AL
Maragogi/AL
Maraú/BA
Lençóis/BA
Porto Seguro/BA
Salvador/BA
Mata de São João/BA
Aracati/CE
Fortaleza/CE
Jijoca de Jericoacoara/CE
Nova Olinda/CE
Barreirinhas/MA
São Luiz/MA
João Pessoa/PB
Fernando de Noronha/PE
Ipojuca/PE
Recife/PE
Parnaíba/PI
São Raimundo Nonato/PI
Teresina/PI
Natal/RN
Tibau do Sul/RN
Aracaju/SE
Distrito Federal/DF
Alto Paraíso de Goiás/GO
Caldas Novas/GO
Goiânia/GO
Pirenópolis/GO
Bonito/MS
Campo Grande/MS
Corumbá/MS
Cáceres/MT
Cuiabá/MT
Vitória/ES
Belo Horizonte/MG
Diamantina/MG
Ouro Preto/MG
Tiradentes/MG
Angra dos Reis/RJ
Armação dos Búzios/RJ
Paraty/RJ
Petrópolis/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Ilhabela/SP
São Paulo/SP
Curitiba/PR
Foz do Iguaçu/PR
Paranaguá/PR
Bento Gonçalves/RS
Gramado/RS
Porto Alegre/RS
Balneário Camboriú/SC
Florianópolis/SC
São Joaquim/SC

A participação efetiva em grupos responsáveis por sugerir investimentos e direcionar ações em prol do desenvolvimento do município é prova de cidadania e comprometimento com o Destino. Parabéns ao Grupo Gestor do Destino Bonito!!!

Abraços!