Quero compartilhar aqui as boas ideias de modelo de negócio e posicionamento de marketing que conheci em Campo Grande/MS. É o Restaurante Recanto das Ervas!
O lugar me chamou a atenção em primeiro lugar pelo conceito experiencial que está em todos os detalhes: desde o uniforme da equipe, decoração, harmonização dos pratos e música ambiente. Tudo respira o orgânico, o natural e a busca por uma vida mais saudável e equilibrada.
No site do Centro Sebrae de Sustentabilidade inclusive há uma matéria sobre o restaurante:
“O empreendimento começou como atividade de lazer da jornalista Márcia Chiad. Há 12 anos, ela cultivava ervas condimentares, aromáticas e medicinais em canteiros da chácara da família para relaxar do estresse da redação de TV e de assessorias de imprensa. Com o passar do tempo, o lazer virou negócio. Pessoas queriam comprar as ervas cultivadas com carinho e organicamente (sem agrotóxicos) pela jornalista. ‘Virou negócio, porque comecei a vender mudas e a dar cursos sobre ervas e o uso delas na culinária’, conta Márcia. Assim surgiu espontaneamente a trajetória empresarial da jornalista. ‘Fiz cursos em São Paulo, por exemplo, de jardinagem gastronômica’, informa. Da produção de mudas e realização de cursos sobre ervas foi um pulo certeiro para a cozinha. Nos últimos três anos, Márcia deixou o jornalismo e passou a se dedicar exclusivamente ao Recanto das Ervas. Ela percebeu a oportunidade para alimentação natural no mercado local. Comprou terreno e construiu a sede do empreendimento no centro de Campo Grande.”
Veja a matéria completa no http://www.sustentabilidade.sebrae.com.br/Sustentabilidade/Neg%C3%B3cios-de-sucesso/Restaurante-Recanto-das-Ervas#sthash.FenTkmTC.dpuf
Abaixo algumas imagens do Recanto das Ervas:
Todo o restaurante é harmônico em sua proposta de posicionamento e segmentação de mercado. Um exemplo maravilhoso e muito próximo de empreendedores sul-mato-grossenses que buscam inovar e repensar seus próprios negócios. Neste sentido quero chamar a atenção para a força da segmentação de mercado... O Recanto das Ervas fala a linguagem de quem busca produtos naturais, orgânicos e frescos e isso o coloca em contato direto com pessoas que possuem as mesmas preocupações com sua alimentação. E preciso dizer que a comida é realmente muito gostosa...rs
Pense bem sobre quem é seu público-alvo e o que você pode fazer para criar uma identidade emocional e experiencial com ele. Lembre-se que bons exemplos podem estar muito mais próximos do que você imagina.