
Olá, Pessoal
No dia 06 de abril acontece no Rio de Janeiro QUALTUR 2010 - o seminário que apresentará práticas de excelência aplicadas por outros paÃses e boas práticas de qualidade adotadas por diversos setores do turismo no Brasil para o fomento da qualidade e qualificação dos serviços e equipamentos turÃsticos.
O intuito é promover uma discussão sobre a qualidade no turismo, alinhando as ações existentes para qualificação dos serviços e equipamentos turÃsticos, executado pela iniciativa do Ministério do Turismo (MTur).
O seminário pretende definir os critérios para a criação de um Selo de Qualidade em turismo, de acordo com a regulamentação da Lei nº. 11.637/2007. O selo servirá como um instrumento para garantir a segurança, ampliação e modernização dos equipamentos e serviços turÃsticos. Será um instrumento de uso federal, adaptada à s exigências da demanda e à s caracterÃsticas ambientais e socioeconômicas brasileiras.
O evento contará com a participação de palestrantes internacionais, como Claudio Mauricio Loader, responsável pela unidade de Qualidade dos Serviços Turisticos do Serviço Nacional de Turismo do Chile (Sernatur), e Jesus Fernando Fraile, diretor do Instituto para a Qualidade TurÃstica Espanhola (ICTE).
âO mercado necessita de uma padronização e um referencial destinado aos serviços turÃsticos. Observar as experiências de outros paÃses será enriquecedor para a criação de um selo de qualidade no Brasilâ, afirmou Ricardo Moesch, diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento TurÃstico do MTur.
A criação do selo de qualidade é um dos itens do acordo de cooperação celebrado entre o MTur, o Instituto de Metrologia (Inmetro) e a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM).
E com isso, o Turismo no Brasil tende há desenvolver de forma ordenada, disponibilizando um produto de qualidade, capaz de concorrer com outros destinos Internacionais.



