O governo do Estado apresentou nesta terça-feira (28), o Plano Estadual de Florestas (PEF). O projeto, idealizado pela Câmara Setorial de Florestas, e desenvolvido pelo Sebrae/MS em parceria com Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), deverá ser implantado em 5 etapas ao longo de 12 anos, prevendo em seu plano de ação programas estratégicos para o fortalecimento do setor.O evento de lançamento, que marca a conclusão da 1ª fase do projeto, foi realizado as 9 horas no auditório da Governadoria. Entre as principais diretrizes do PEF/MS, previstos para sua 2º fase - de deve ocorrer em até seis meses - está sua institucionalização, ou seja, o marco legal que deverá passar pela aprovação junto a Assembléia Legislativa do Estado,além da formação de uma Unidade Gestora.

Para a implantação, após concluÃÂda as duas primeiras fases, é prevista a implementação dos programas estratégicos previstos para os setores público e privado. Com prazo de execução de até 2 anos, esta etapa contempla a instalação e atração de investimentos; extensão e fomento florestal; desenvolvimento tecnológico; e criação de um banco de dados florestal.
Na quarta etapa, quando é prevista a consolidação - que deve ocorrer no prazo de dois a seis anos - serão avaliados os impactos obtidos com o projeto. Na última etapa, que ocorrerá entre 6 a 12 anos, estão previstas as polÃÂticas de fortalecimento e ampliação do setor e sua modernização, por meio de novos processos, tecnologia, criação de produtos e conquista de mercados.
Entre os principais impactos esperados no plano até 2030, estão a consolidação de um modelo sustentável de desenvolvimento setorial, com substancial significado na estrutura social, econômica e ambiental de Mato Grosso do Sul. São previstos, em termos de investimentos neste prazo, recursos da ordem de R$ 20 bilhões, com adicional anual de cerca de 4,2% sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.
Essas informações foram retirados do link abaixo:
http://www.portalms.com.br/noticias/Ms-lanca-amanha-Plano-para-o-desenvolvimento-de-florestas-/Mato-Grosso-do-Sul/Meio-Ambiente/959555641.html
http://www.portalms.com.br/noticias/Ms-lanca-amanha-Plano-para-o-desenvolvimento-de-florestas-/Mato-Grosso-do-Sul/Meio-Ambiente/959555641.html



