Mas para que a viagem seja de qualidade é preciso planejamento, tanto para a atividade turÃÂstica quanto para os turistas.
Pensando nas localidades o planejamento tem o objetivo de garantir o uso ordenado dos recursos naturais e a qualidade na prestação de serviços. Com relação aos visitantes este processo evitará surpresas desagradáveis, que implicam diretamente nas experiências adquiridas na viagem.
Essa situação foi constatada no municÃÂpio de Bonito, localizado no estado do Mato Grosso do Sul, que recebeu entorno de 15 mil turistas no perÃÂodo do Natal até semana do dia cinco de janeiro após o Réveillon, segundo o Secretário Mun. de Turismo, Indústria e Comércio, Augusto Mariano. O número de turistas na cidade trouxe efeitos positivos na economia local, como: o aumento no consumo de produtos alimentÃÂcios sejam nos restaurantes, lanchonetes, supermercados e conveniências. Os hotéis e pousadas em sua grande maioria tiveram 100% de taxa de ocupação, e além disso, quase que a totalidade dos passeios operou com sua capacidade máxima de visitação, não havendo mais disponibilidade de vagas. Pensando nos pontos negativos podemos salientar a grande quantidade de lixo gerado. Mas como Bonito vêem se aperfeiçoando ao longo dos anos, uma equipe da Prefeitura Municipal é responsável pela limpeza da cidade, trabalhando cedo para manter as ruas e os locais de lazer, como a praça e Balneário Municipal, em perfeitas condições.
Por outro lado, as pessoas que não se organizaram, tiveram várias dificuldades em efetuar reservas para os passeios e sofreram com a falta de opções para hospedagem. Em contrapartida quem optou por se preparar antes aproveitou o que Bonito tem de melhor em atividade de Ecoturismo.
Portanto, ficou como ensinamento para os próximos anos,
Planejar é fundamental para quem busca uma viagem tranqüila!!!


