Para Empreendedores

21 de Junho de 2011, 0 comentário Olá amigos,

Nossos posts estão cada vez mais raros não é mesmo?!?... mas desta vez nem vou pedir desculpas. Vou assumir que estamos assim mesmo: desligados do blog... triste isso... mas é verdade. Ah todo momento surgem novas demandas internas e terminamos por não priorizar os posts. Confesso que até já tive vontade de deletar esse veículo de comunicação da Bionúcleo, mas os rapazes não deixaram.

Bom, eu continuo trabalhando bastante com pequenas e micro empresas e este último mês tenho atuado muito com orientação e planejamento organizacional, por isso quero sugerir algumas leituras para todos aqueles que sonham em um dia terem seu "próprio negócio". São revistas impressas e eletrônicas que ajudam bastante a organizar o sonho empreendedor e torná-lo mais real - auxiliando na diminuição dos erros e potencializando os acertos. Vamos lá então:

a) Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, da Editora Globo: que este mês inclusive traz uma reportagem interessante sobre o que aprender sobre inovação com a China.

b) Revista Exame PME (Pequenas e Médias Empresas), da Editora Abril: que traz na reportagem de capa o tema finanças e a discussão sobre como calcular o valor real da sua empresa.

c) Site do SEBRAE Nacional e ou de seu Estado: por mais batido que seja indicar esse site, mesmo assim vale a pena. E, em especial no site do SEBRAE-MS sugiro que busquem o link "Idéias de Negócios" que traz estudos sobre inúmeros tipos de negócios.

d) O Portal do Empreendedor: uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior com apoio de inúmeras outras entidades públicas e privadas, que traz informações importantes sobre a questão legal e fiscal para a abertura de empresas.

Além disso é super importante que os potencias empreendedores busquem informações sobre o mercado de uma maneira geral, o que inclui verificar os concorrentes e os produtos e serviços já existentes, sua apresentação, valores cobrados, qualidade e satisfação dos clientes entre outros detalhes. Muitos outros detalhes! Buscar mais e mais informações - sempre!



Eu particularmente sempre oriento meus clientes a gastar mais tempo estudando e planejando do que eles gostariam... assim é possível diminuir as chances de insucesso, ou melhor aumentar as chances de sucesso! Fazer um plano de negócios é uma ótima idéia, por mais que já tenha "certeza" de que a idéia é boa e a empresa dará certo! Afinal se a idéia é boa não custa nada tirar a "prova dos nove"...

Um consultor pode ajudar muito nesse processo de reflexão! Pensem nisso!