Pelo visto, adotamos oficialmente o termo âBionucleotideosâ aqui no escritório. Para os que ainda não estão familizarizados com essa denominação, ela iniciou com uma brincadeira de nosso grande amigo Marcos Leonardo, fotógrafo profssional e nas horas vagas humorista, diga se de passagem, muito bom nas duas ocupações. Vale aqui uma ressalva, com seu humor, o jeito correto de falar segundo o Marcos é âBionucretidesâ pois quem trabalha na âBionucreâ só podem ser os bionucretides. Mas, preferimos adotar a nossa maneira de falar.
Quero explicar que a inspiração deste post começa hoje pela manhã quando, no meio de uma conversa animada entre os bionucleotideos, o Telcio questionou a definição da palavra nucleotÃdeo, em seguida a Sasha fez mais um comentário, o que despertou em mim a vontade de buscar a definição.
Enquanto a Sasha mexia em sua tabela predileta dos Equipamentos TurrÃsticos do Mato Grosso e, a Ana e o Telcio organizavam seus papéis e documentos para irem a Campo Grande embarcar para São Paulo (para mais uma reunião do Plano de Trabalho do PDITS/MT), lá fui eu em busca dessa definição, em meu novo âamigoâ google eco4planet.
No site do curso de BioquÃmica da UNB encontrei a seguinte definição: nucleotÃdeos são compostos ricos em energia e que auxiliam os processos metabólicos, principalmente as biossÃnteses, na maioria das células. Formados por uma base nitrogenada, um grupo fosfato e uma ribose ou desoxiribose. Os nucleotÃdeos estão presentes em vários processos metabólicos e são tidos como subunidades dos ácidos nucléicos, participam do transporte e na conservação de energia. Em uma comparação um pouco âfora da casinhaâ (esse termo precisará de um outro post para ser explicado) entre as definições de nucleotÃdeos e de bionucleotideos, consegui achar uma similaridade bacana... Mas confesso que nesse instante uma dúvida paira em minha mente. O que será âfora da casinhaâ? fazer uma comparação ou achar uma similaridade entre as definições?! mas, pouco importa, vamos a explicação.
A nossa equipe com muita honestidade, respeito, compromisso, ética, otimismo e criatividade esta sempre disposta a oferecer serviços individuais e personalizados, com o objetivo de otimizar os recursos disponÃveis em prol do desenvolvimento econômico-social e da conservação da natureza. âTransformando desafios em Oportunidadesâ, trazemos soluções inovadoras ou novos produtos para satisfazer nossos parceiros.
Começo a ver que minhas idéias não estavam assim tão âfora da casinhaâ. As definições são sim parecidas... hehehehehe!!!!!!!!!
Para quem não leu o post do começo da semana, a Sasha é a mais nova Bionucleotidea, ainda se adaptando (por sinal muito bem) ao ritmo corrido e aos âfora da casinhaâ aqui da Bionúcleo.



Abraços bionucleotideanos a todos e, se preparem!
Pois, âOS BIONUCLEOTIDEOS ESTÃO CHEGANDO!!!!!


