Oficinas de Sustentabilidade no Acre

20 de Setembro de 2013, 0 comentário
No período de 09 a 13 de setembro nós estivemos em Rio Branco, Acre, conduzindo junto com a equipe do SEBRAE/AC duas oficinas (16h cada) sobre sustentabilidade. Tivemos a participação de pessoas comprometidas e resultados positivos que nos deixaram muito contentes.
 
O objetivo destas oficinas é disseminar o conhecimento sobre o conceito de sustentabilidade, sua abrangência,  desafios e possibilidades reais, considerando o ambiente amazônico (distâncias, vias de acesso e infraestrutura, entre outros).A partir dessa instrumentação e reflexão conjunta a equipe do SEBRAE/AC espera apoiar estrategias de fomento ao desenvolvimento sustentável dentro da própria instituição e das pequenas e micro empresas que atende.
 
 
Entendemos que este realmente é o melhor caminho, ou seja, antes de se sensibilizar e promover conceitos de produção limpa, redução de desperdícios e desenvolvimento territorial, por exemplo, é preciso que a empresa esteja internamente ou intrinsecamente comprometida com o conceito. Do contrario a ação soa hipócrita e sem credibilidade no mercado, algo como “faça o que eu falo e não o que eu faço”. Além do que a falta de comprometimento das equipes com uma estrategia como esta pode levar todo o projeto ao fracasso – desperdiçando recursos financeiros, pessoas, tempo e credibilidade junto ao mercado.
 

Essa falta de comunicação e sensibilização interna para novas estrategias empresariais fazem grandes e importantes projetos fracassarem…. Desde uma meta de aumento da qualidade do atendimento, diminuição de desperdícios na produção ou melhora de relacionamento com stakeholders. Tudo depende diretamente da sensibilização dos colaboradores e seu envolvimento direto.
 

Nesse contexto ficamos muito contentes em agir como instrumentos de disseminação em um processo de gestão tao visionário e amplo como o da sustentabilidade.

 

 

Agradecimentos a toda equipe do SEBRAE AC!! Foi um prazer ter trabalhado com vocês!