O trem do pantanal resgatou parte da história do estado e da memória da gente do Mato Grosso do Sul, principalmente das comunidades situadas ao longo da via férrea. A viagem inicia em Campo Grande percorre algumas cidades passando por pontos históricos, durante o trajeto é possÃÂvel contemplar as belas paisagens , rumo àcidade de Miranda, destino final.
A região pantaneira é composta por morarias, cachoeiras, rios, corixós, baÃÂas, lagoas salinas. Além, de uma flora encantadora e fauna silvestre. No passeio, os passageiros se deparam com as construções antigas que compõem um conjunto arquitetônico original, além do modo de vida do homem pantaneiro, transformando-se num atrativo turÃÂstico graças ao seu valor histórico - cultural e beleza cênica.
O projeto visa o desenvolvimento socioeconômico sustentável das comunidades locais, as atividades de turismo ferroviário na região do Pantanal têm como objetivos principais a geração de emprego, renda e ocupação para as comunidades
O produto tem apresentado grande sucesso, após ter sido inaugurado em 08 de maio de 2009, no municÃÂpio de Aquidauana, recebendo autoridades como os Presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil) e Fernando Lugo (Paraguai). O trem do Pantanal com 10 meses de circulação, levando em média 500 turistas por mês, num total de 4.500 passageiros , tem gerado uma receita de R$ 216 mil, o empreendimento receberá melhorias em sua estrutura interna a fim de proporcionar um conforto maior aos passageiros, além de quatro novos vagões com mais 240 lugares.
O empreendimento tem ocasionado um aumento financeiro para as pousadas e no comércio local das cidades onde o Trem faz as paradas. Além disso, levou o nome do Estado para mais de 23 feiras nacionais e 12 internacionais, é um produto turÃÂstico que cresce diariamente.
“Estamos aos poucos retomando a força dessa vertente do turismo e expondo ao mundo que sabemos atender bem os amantes dos passeios ferroviários", destaca Adonai Aires de Arruda, presidente do Grupo Serra Verde Express (empresa que administra o Trem do Pantanal). Segundo ele, a expectativa para 2010 é de que encerrem o ano transportando cerca de 1.200 passageiros por mês.
Para o prefeito Fauzi Suleiman, o Trem do Pantanal é um projeto estruturante para o desenvolvimento do turismo em Aquidauana. "É uma iniciativa em construção, que não se esgotou em seu lançamento, mas, que precisa ser cuidado e aperfeiçoado permanentemente, tanto por parte da operadora do Trem, como pelos governos do Estado e dos municÃÂpios de Aquidauana e Miranda e, principalmente pelo trade turÃÂstico destas cidades", conclui.



