Este mês minha agenda ficou completamente fora de controle, mudando constantemente o que me fez faltar no 8º encontro do SBDG. Para este encontro, o grupo menor que participo, elaborou um resumo a partir do livro Teoria Geral dos Sistemas do autor BERTALANFY, da editora Vozes, como não pude participar vou dividir com vocês uma parte do resumo. Espero que aproveitem!!!!!!
O SIGNIFICADO DA TEORIA GERAL DOS SISTESMAS
A ciência moderna é caracterizada pela especialização, pela enorme soma de dados, pela complexidade das técnicas e das estruturas teóricas de cada tempo.
Assim os cientistas das áreas da fÃÂsica, biologia, psicologia e da sociologia estão encapsulados em seus universos privados sem conseguir comunicação de um casulo para outro.
O objetivo da fÃÂsica clássica era resolver os fenômenos naturais pelas leis cegas da natureza, que partindo da posição e do momento das partÃÂculas pode-se predizer o estado do universo em qualquer ponto do tempo; na termodinâmica os acontecimentos fÃÂsicos dirigem-se para a probabilidade e suas leis são essencialmente da desordem e os resultados desordenados, estatÃÂsticos; a biologia tinha como meta a resolução dos fenômenos vitais em entidades atômicas, o organismo vivo resolvia-se em células, a atividade em processos fisiológicos e fÃÂsico-quÃÂmicos, o comportamento reduzia-se a reflexos incondicionados e condicionados, o substrato da hereditariedade resolvia-se em genes com caráter de partÃÂculas; a psicologia clássica tentava resolver os fenômenos mentais em unidades elementares tais como as sensações; nas ciências sociais o conceito da sociedade era a soma dos indivÃÂduos como átomos sociais.
A ciência exata, o corpo das leis da natureza identificava-se quase inteiramente com a fÃÂsica teórica.
Examinando a evolução da ciência percebe-se que independentemente um dos outros esses campos de pesquisas apresentam problemas e concepções semelhantes.
Com o impacto do progresso nas ciências biológicas, sociais e do comportamento tornou-se necessário a expansão conceitual de modo a permitir o estabelecimento de leis onde a aplicação da fÃÂsica era insuficiente.
Os modelos e famÃÂlias de equações matemáticas aplicadas a populações biológicas e a economia são semelhantes, mas o modelo das entidades e forças interatuantes são de nÃÂvel diferente.
Os organismos vivos são sistemas abertos, isto é, sistemas que trocam matérias com o ambiente. A fÃÂsica e o fÃÂsico-quÃÂmico são sistemas fechados.
Existem modelos, princÃÂpios e leis que se aplicam a sistemas ou suas subclasses qualquer que seja seu tipo particular, a natureza de seus elementos e as forças que atuam entre eles.
São os princÃÂpios universais aplicáveis aos sistemas em geral que postulamos como nova disciplina chamada TEORIA GERAL DOS SISTEMAS. Esses princÃÂpios são aplicáveis aos sistemas quer seja de natureza fÃÂsica, biológica ou sociológica qualquer que sejam seu tipo e forças implicadas.
A teoria geral dos sistemas é uma ciência geral da totalidade. Em forma elaborada seria uma disciplinada, lógico - matemática aplicável a várias ciências empÃÂricas.
Os principais propósitos da Teoria Geral dos Sistemas:
1) Há uma ciência geral no sentido da integração nas varias ciências, naturais e sociais.
2) Essa integração centraliza-se em uma teoria geral dos sistemas.
3) Esta teórica pode ser um importante meio para alcançar uma teoria exata nos campos não fÃÂsicos da ciência.
Uma teoria geral dos sistemas seria um instrumento útil capaz de fornecer modelos a serem usados em diferentes campos e transferidos de uns para os outros, possibilitando definições exatas dos conceitos de sistemas nas ciências biológicas, sociais e do comportamento.


