O olhar externo.

01 de Julho de 2011, 0 comentário
Olá pessoal!

Hoje quero falar sobre a importância, muitas vezes esquecida, do olhar externo para a identificação de possíveis pontos de melhoria em nossas empresas.

Muitas vezes o empreendedor está tão envolvido no dia-a-dia de seu negócio que detalhes importantes são deixados de lado porque esse entende existirem outras prioridades a serem atendidas. Isso é muito comum e fácil de entender, pois, principalmente nas pequenas empresas o gestor é o mesmo que executa atividades operacionais e assim sendo, não consegue atuar de forma eficiente no que tange as ações táticas e estratégicas da empresa.

Desta forma, passa a existir uma deficiência no que tange o planejamento empresarial e quando o empresário se dá conta, a situação já está em um patamar tal que ele precisa pedir socorro com urgência e por vezes, não tem disponível os recursos financeiros exigidos para implementar as mudanças necessárias.

Por isso, é tão importante sempre termos em nossas empresas mecanismos para avaliação de resultados em todos os setores. Isso implica em planejar as ações e procedimentos que nos oportunizarão a coleta e posterior tratamento de dados que possam ajudar na identificação de possíveis gargalos e pontos de melhoria e posterior tomada de decisão. Desta forma estaremos otimizando o investimento de recursos e assim colaborando para perenidade de nossos negócios.

Mas, como fazer isso!?

Bom, sempre defendo que ninguém e obrigado a saber tudo. Ao contrário, sempre temos que estar dispostos a aprender e para tanto precisamos buscar ajuda. Neste sentido me lembro da uma frase do Filósofo Sócrates que diz “...só sei que nada sei...” dando entendimento que o homem precisa sempre estar em busca de resposta e nada que é “verdade” hoje, necessariamente o será amanhã.

Assim sendo, considerando o ambiente empresarial temos a possibilidade de buscar ajuda nas consultorias externas especializadas que poderão , com a utilização de adequadas ferramentas de gestão auxiliar no diagnóstico empresarial, planejamento de ações e procedimentos que visem munir o empreendedor de informações que o auxiliem a tomar decisões de forma mas clara e assertiva. Há ainda, considerando a MPE (micro e pequenas empresas) o SEBRAE que dispões de programas e projetos que visam atender a diversas demandas empresariais.

Pensem nisso!!! Como sua empresa tem se percebido no mercado?! Você possui procedimentos de mensuração dos resultados de seu negócio?! E o clima organizacional em sua empresa, como está?!

Essas e outras perguntas importantes para o sucesso de seu negócio podem ser respondidas na medida em que você, empresário, esteja disposto a aprender e a buscar ajuda externa.


Bionúcleo – Gestão e Desenvolvimento
transformamos desafios em oportunidades!