O medo do Novo!!!

08 de Fevereiro de 2010, 0 comentário
Olá pessoal,

Estava percorrendo alguns sites, lendo os textos, quando me deparei com uma matéria, na Pequenas Empresas Grandes Negócios que me chamou a atenção, quando é hora de inovar, mudar, recomeçar?

O novo não é tão ruim como imaginamos, pelo contrário em algumas situações é a melhor alternativa, através deste estado, é possível recuperar ou evitar perdas.

A matéria enfoca sobre a sabedoria do desapego. Na essência, este texto procura enxergar o cenário, jogando fora o velho armamento, desafiando-se a esquecer as antigas práticas e começar do zero. Diversos autores, já comentaram sobre a importância de ter coragem de revolucionar, de virar a própria mesa, de despir-se das verdades até então assumidas para poder sair de uma crise ou de um problema, dentre eles citaremos,Jack Welch ou Ricardo Semler.

Desapego é libertar-se de uma rota antiga, porque as condições mudaram, porque novo caminho foi criado, melhor ou mais rápido. Porque novas tecnologias mudaram o modo de locomoção. Quando todas as condições mudaram, continuar seguindo um velho mapa só pode levar ao fracasso.

Imaginem uma empresa que investiu num arsenal de máquinas de escrever, e mesmo com evolução tecnológico, para os computadores, a empresa se mantivesse firme na decisão de não aderir aos novos equipamentos, simplesmente porque o investimento já havia sido feito e a organização cresceu e prosperou com esse modo de processamento. Hoje seria um pouco estranho, soaria até engraçado, mas quantas empresas não perderam devido à falta de desapego. Porém, nos esquecemos que o nosso objetivo é atender as necessidades do cliente ou dos funcionários ou dos acionistas.


Somos capazes de grandes feitos quando, iluminados pela determinação e no momento certo, superamos nosso ego e conseguimos sacrificar conceitos e paradigmas antigos. O que nos distância da verdade, não são as mentiras, mas as nossas convicções. Acreditamos por várias vezes ser mais fácil fazer ajustes e adaptações aos processos atuais, reclamar da falta de entendimento do outro, dar respostas simples e rápidas aos grandes problemas ao invés de identificar realmente o quadro todo e perseguir objetivos reais, significativos e vitais?

Por várias vezes criticamos o novo ou diferente ao invés de pararmos para verificar a viabilidade de um novo ângulo de visão. Em alguns casos, o sucesso do passado costuma ser o inimigo do futuro.

Portanto, adaptar é essencial para a vida, seja no ambiente empresarial ou pessoal.

Não é a espécie mais forte que sobrevive, nem a mais inteligente, mas aquela que melhor corresponde às mudanças. (Charles Darwin)