Olá pessoal!Nesta semana li duas notÃÂcias que me deixaram um tanto quanto preocupado com relação ao Turismo no Brasil.
Desde a criação do MTur em 2003, houve um aumento nos investimentos e uma melhora considerável em ações estratégicas ligadas ao segmento do Turismo no Brasil, o que enche de esperanças e confiança àqueles que, como eu, são profissionais ou empreendedores na área.
Ocorre que, nosso paÃÂs ainda está muito aquém do necessário para que o Turismo se desenvolva por aqui de forma efetiva e possa beneficiar a todos promovendo o crescimento da atividade e do paÃÂs de forma sustentável.
Vejam se não é preocupante quando estudos apontam que o Brasil perde posições para o México, por exemplo, com relação aos investimentos e incrementos de estruturas voltadas para o Turismo.
Nosso paÃÂs que é considerado um lÃÂder em recursos naturais - tão necessários para o desenvolvimento de atividades turÃÂsticas - perde em competitividade para outros que estão muito distantes quando se fala em belezas naturais.
É triste vermos esta situação, principalmente quando olhamos para nosso paÃÂs e enxergamos a desigualdade social e a falta de oportunidades quando se tem um potencial enorme em desenvolver uma 'indústria' famosa por ser fonte de geração de empregos e distribuição de renda como é a do Turismo.
Vejam aqui a matéria que fala da perda de posições do Brasil no Ranking Mundial do Turismo, apresentado no Fórum Econômico Mundial. E aqui a matéria de fala sobre o paÃÂs ser lÃÂder em riqueza natural e, ainda assim, não conseguir desenvolver turismo.
É amigos, pelo jeito temos muito trabalho a fazer, principalmente se considerarmos que logo estaremos em uma gigantesca vitrine com a realização da Copa do Mundo da FIFA em 2014 e as OlimpÃÂadas do Rio de Janeiro em 2016. Como se diz lá no Nabileque, "vamo mexe"!
Tenho medo de fazermos um grande fiasco aos olhos do mundo!
Abraços!


