
Olá pessoal!
Estou de olho nas notÃcias que trazem novidades que estão acontecendo no Núcleo do Conhecimento, no Salão do Turismo â Roteiros do Brasil.
Ontem foi lançado um software para auxiliar na governança dos 65 destinos indutores do PaÃs. Por meio desse software os gestores terão informações, estatÃsticas e fontes de relacionamento nas esferas federal, estaduais e municipais, na iniciativa privada e no terceiro setor para buscar oportunidades de solução e aprimoramento. Deve estar em operação no próximo ano.
O lançamento se deu durante o painel âCompetitividade e Gestão dos 65 destinos Indutores do Turismo Regionalâ, no Núcleo do Conhecimento, no Salão do Turismo â Roteiros do Brasil.
Participaram do painel o secretário Nacional de PolÃticas do Turismo do Ministério do Turismo, Airton Pereira, o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), Luiz Barbosa, a secretária de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Aracati (CE), Iane Lima, e José de Oliveira, da Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (CE). A mediação foi de Dival Schmidt, do Sebrae Nacional.
A apresentação do programa de gerenciamento dos 65 destinos indutores foi feita por Airton Pereira, do MTur. Dentre outras informações e utilidades o software, segundo o secretário, trará mais de 40 tipos de gráficos para que as informações e estatÃsticas sejam analisadas e compreendidas da melhor forma possÃvel.
Esta é uma excelente notÃcia, já que pelos resultados do Relatório Brasil apresentado pela FGV no ano passado, o Destino Bonito, dentre outras deficiências, apresentou pontuação abaixo da média no que se refere a Marketing do Destino, Gestão e Capacidade Empresarial. Essa ferramenta será de grande valia para melhorarmos estes Ãndices, desde que bem utilizadas pelos gestores públicos e privados. Teremos a ferramenta. Temos que aprender a utilizar e por mãos a obra!
Na foto: Iane (Aracati-CE), Airton Pereira (Ministério do Turismo), Schmidt (Sebrae Nacional), Barbosa (FGV-RJ) e Oliveira (Canoa Quebrada-CE)


