Nossa coruja

08 de Fevereiro de 2011, 0 comentário
Oi pessoal,

Agora para finalizar a apresentação de nossa identidade visual quero apresentar oficialmente nossa mascote: a Coruja de Orelhas, criada pelo amigo e designer, Ronald Rosa, em 2008, e que desde então está presente em nossas mesas, paredes, papelaria e blog.

Acima um Corujão ou Jacurutu (Bugo virginianus) que pode ser visto em quase todo o Brasil. Uma ave de rapina que pode chegar a 50 cm de comprimento.

A imagem da coruja, assim como a da espiral, está em muitas culturas de diferentes continentes, mas com destaque para a sociedade ateniense que a usou até em suas moedas representando a vigilância constantemente alerta, visto que ela era a mascote de Athenas, a deusa da justiça e da sabedoria. Mas por ser uma ave noturna que ataca suas presas sem aviso, em razão de seu vôo silencioso, a coruja também foi considerada por outras civilizações o sinal da morte e dos medos da escuridão. Um elemento da noite, cujo pescoço dá a impressão de girar 360 graus, com olhar atento e vigilante, associado também ao conhecimento sem fronteiras.

O site Aves de Rapina Brasil comenta ainda sobre as lendas ligadas as corujas na China, Japão, Israel e outros países... dêem uma olhada. Nem sempre a imagem destas aves está ligada a boas coisas...


Acima uma coruja suindara (Tyto alba), muito encontrada em nossa região, especialmente em cavernas ou caçando durante a noite. Pode chegar em média a 36cm de comprimento e impressiona pela plumagem branca.
Acima uma Coruja Buraqueira (Athene cunicularia), em uma perna só... mais comum de ser encontrada, tanto a noite como durante o dia. Menorzinha que as outras, atinge em média 23 cm de comprimento.

Ronald conseguiu transformar a coruja de orelhas que, normalmente tem cara de "má", em um desenho simpático e divertido. Sendo que a escolha dessa ave tem um significado importante para nós – ela simboliza a atenção, o ouvir, a decisão acertada e a confidencialidade com que conduzimos o atendimento a nossos clientes.

Não temos uma espécie de coruja de orelhas definida como a nossa mascote, mas estamos sempre olhado fotos e observando-as. Uma hora destas encontramos uma especial - mas enquanto isso não acontece as mesas dos bionucleotídeos vão sendo decoradas por diferentes corujas.

Se quiserem conhecer mais sobre a coruja e suas ligações com a filosofia, sabedoria e justiça, acessem esses links do blog do Paulo Chiraldelli Jr. e do site da Escola Superior de Direito Constitucional (ESDC). E se quiserem ter mais informações sobre essas aves de rapina sugiro um papo com a Tietta Pivatto... ela sim é passarinheira!

Ah e se quiserem sugerir um nome para nossa corujinha fiquem a vontade! Sugestões são bem vindas...rs...