Oi Pessoal, boa noite!!
Quero fazer um post especial hoje para falar sobre a moderação de grupos em processos participativos. Eu já prestei serviços nessa função de moderadora mas o curso que fiz em Santa Catarina, com o Sérgio Cordioli (http://www.scordioli.com.br/) foi primordial para melhorar meu trabalho e, mais do que isso deu um novo norte de aprendizado e referencial - não apenas metodologico.
Foi extremamente importante observar as ferramentas de moderação e sua aplicabilidade de acordo com a situação, bem como os cuidados e atenções que devemos ter na função de facilitadores ou moderores de um grupo - seja na elaboração de um projeto ou de um planejamento estratégico. Melhor do que qualquer estudo ou teoria o diferencial foi poder observar nosso próprio grupo de estudo - com sua heterogeneidade em hábitos, costumes e áreas de trabalho.
Nós que fomos estudar grupos nos vimos dentro de um grupo - influenciando e influenciados....

Desenhamos uma casa, um cachorro e uma árvore. E ainda tivemos a ousadia de nomear nossas obras de acordo com grandes mestres da pintura internacional.... Só para quebrar o gelo do grupo.... A Claudia e o Aurélio, por exemplo (foto acima) atribuiram a Picasso seu desenho... é mole?!
Tivemos que trabalhar em grupo para defender uma idéia que nem sempre esteve clara para todos... IncrÃÂvel como mesmo sabendo de nosso aprendizado e focados nisso, ainda assim vÃÂcios de comportamento se manifestam naquelas horas em que todos querem falar ao mesmo tempo. Ansiedade de ser ouvido.
Os resultados foram positivos nessas dinâmicas porque conseguimos ver nossos erros a tempo e voltar para o caminho certo. Reestruturando nossas idéias a partir da vivência/experiência de cada um e das ferramentas do curso.
Descobrimos que tinhamos bastante coisa em comum, apesar da heterogeneidade!
Fizemos dinâmicas de grupo.... copos e facas. Uma tortura...rs
o que me lembrou muito o ciclo de aprendizagem vivencial (CAV)...
Tem muita coisa bacana por aàsobre esse assunto!
O sucesso da experiência só foi possÃÂvel porque houve uma conspiração de harmonia e foco, muito bem conduzida pelo nosso moderador! Pena que não dá para falar de toda a turma, mas posso dizer que tinhamos pessoas do norte, nordeste, sul e centro-oeste...
O sucesso da experiência só foi possÃÂvel porque houve uma conspiração de harmonia e foco, muito bem conduzida pelo nosso moderador! Pena que não dá para falar de toda a turma, mas posso dizer que tinhamos pessoas do norte, nordeste, sul e centro-oeste...Agora, o próximo passo é conhecer mais sobre processos participativos, métodos como SWOT/FOFA/FODA, EDPO, ZOPP e outras tantas siglas... E, principalmente, exercitar o conhecimento!
Vamos montar um grupo de discussão no yahoo sobre o assunto! Quer participar?



