Quando pensamos sobre inovações em marketing e fortalecimento do relacionamento e identidade com o cliente naturalmente as reflexões nos levam para atendimento a nichos específicos de clientes. Ou seja, dedicação total a um determinado público-alvo através de produtos e serviços segmentados que atendam necessidades específicas, como alimentos para pessoas com intolerância a lactose, roupas e acessórios esportivos para bikers ou uma livraria com publicações exclusivas para espíritas.
Isso me faz lembrar aquela frase que diz que “quem afirma atender todos os públicos, não atende ninguém!”. Afinal quanto mais a empresa focar-se em um único perfil de consumidor maiores são suas chances de conseguir atender as necessidades e expectativas desde cliente. Empresas de grande porte até conseguem posicionar-se com uma oferta diferenciada para diferentes públicos, como a Renner, por exemplo, que inclusive usa isso em seu slogan. Mas para pequenas e médias empresas o melhor é focar os investimentos em um perfil de consumidor específico, de maneira que seja possível incrementar o mix de produtos e serviços, sempre atendendo as necessidades e expectativas daquele cliente.
Para ajudar a pensar sobre o assunto eu quero mostrar aqui algumas imagens de uma loja de confecção feminina que vi em Guanghzou, na China, chamada Princess. Ela tem um posicionamento muito bem definido com produtos, cores, decoração, iluminação, uniforme das vendedoras e comunicação visual com as clientes. Para princesas românticas, delicadas e saudosas de uma época mais suave e feminina...
Não consegui descobrir se a loja faz parte de uma franquia ou rede, mas acredito que seu posicionamento já sirva de exemplo para profissionais dos setores de varejo e serviços. O cuidado com os detalhes da decoração e comunicação visual evidenciam a importância de se trabalhar com um perfil específico de cliente e tema (segmento) para “facilitar” a aproximação e o fortalecimento do relacionamento!
Vou colocar outros exemplos em breve e espero que sejam inspiradores para a inovação em sua empresa!
#inovação#marketing#segmentação