Kobo Safaris & Kobo Trust

27 de Janeiro de 2014, 0 comentário
A Kobo Trust é uma iniciativa de responsabilidade social promovida pela operadora espanhola de turismo, KoboSafaris, muito conhecida no Brasil por ser uma das grandes operadoras de turismo no continente africano. A empresa, com escritórios na Espanha, no Quênia e na África do Sul, conta atualmente com uma equipe de mais de 150 funcionários envolvidos na comercialização, promoção e operacionalização do turismo nos principais destinos turísticos deste continente.


A Kobo Trust por sua vez nasceu em meados de 2008 no Quênia com o objetivo de minimizar de alguma forma as dificuldades enfrentadas por crianças de uma das tantas comunidades carentes do país. A escolha do Quênia para se iniciar o trabalho da Kobo Trust se explica porque este é o principal destino de operações turísticas e onde se concentram mais de 100 funcionários da Kobo Safaris.

 Hoje a Kobo Trust desenvolve 03 projetos sociais no Quênia:
  •  Anidan:que apoia 43 crianças órfãs com alimentação, mensalidade escolar, material escolar e moradia. 
  • Mama Jane: com apoio a um orfanato em um bairro muito pobre conhecido como Sinai, em Jenracy Center, com ecotoilets, cobertas e material escolar.
  • Kenyan Artist: voltado ao apoio a jovens artistas através da organização de exposições de arte e oferecimento de 03 bolsas de estudos anuais que cobrem alimentação, despesas de moradia e material de estudos.

Na Tanzânia os esforços estão direcionados para o apoio a iniciativa de Baltazar Garzón & Fibgar Fundación, através do projeto “Hadzabe” que busca proteger uma tribo especifica, conhecida como “Bush Man”, tornando-a como patrimônio da humanidade junto a UNESCO.

Na África do Sul, a Kobo Trust está envolvida com o apoio a um projeto social que dá suporte psicológico a mulheres que sofreram violência sexual, em Cape Town.

Os recursos para apoiar e desenvolver estes projetos são oriundos da própria Kobo Safaris e outros parceiros que acreditam na seriedade e compromisso da Trust. Além disso, existem pacotes e tours de turismo solidário e voluntariado em que o próprio turista contribui diretamente para estas iniciativas e interage com as comunidades envolvidas.


 A empresa faz um trabalho muito bonito e importante para as pessoas atendidas e suas localidades, e talvez um dos pontos que mais chame a atenção é a preocupação com a sustentabilidade dos projetos desenvolvidos. Não se trata de assistencialismo ou simples doações, há um compromisso da Kobo Trust em desenvolver junto a seus beneficiários o aprendizado sobre responsabilidade e entendimento sobre o fluxo de dar e receber, que garanta a retroalimentação continua do processo. Ou seja, os beneficiários entendem que é troca e precisam se comprometer com os estudos, por exemplo, para garantir a continuidade do apoio.

Talvez esse seja o grande desafio para todos aqueles que desenvolvem projetos sociais: promover a sustentabilidade efetiva de suas iniciativas e não a filantropia pura e simples.

A temporada vivendo na África do Sul trouxe muitos aprendizados importantes e aos poucos vamos dividindo isso aqui!

Abraços,