Esclarecimentos sobre a conduta da Bionúcleo

20 de Fevereiro de 2013, 0 comentário
Gostaria aproveitar este canal de comunicação que temos para fazer alguns esclarecimentos sobre o trabalho que temos executado desde 2005 com o objetivo de deixar claro nossa postura e não envolvimento com atrativos turísticos que tiveram suas atividades suspensas pelo Ministério Público do Mato Grosso do Sul, em janeiro de 2013, em Bonito.

Somos uma empresa de consultoria situada em Bonito, com atuação no Mato Grosso do Sul e outros estados brasileiros, com expertise nas áreas de turismo, sustentabilidade e inovação, citando por exemplo:

a)      Sensibilização para responsabilidade social empresarial: oficinas voltadas a sensibilização de empresários e equipes (gerenciais e estratégicas) do SEBRAE em Roraima e Bahia.
b)      Diagnósticos e Planos de Ação para responsabilidade social empresarial: realizados junto 18 empresas do Polo Cerâmico Terra Cozida do Pantanal, em Coxim/MS, para SEBRAE/MS.
c)       Implantação de NBRs: atuação no Projeto Bem Receber (MTur/IH/SEBRAE Nacional) para implantação de normas certificáveis para gestão de sustentabilidade em meios de hospedagem.
d)      Uso turístico de ambientes naturais para atividades de ecoturismo, ecoturismo de base comunitária, turismo de aventura e pesca: o que inclui desde licenciamento e monitoramento ambiental, planejamento de trilhas, estudo de mercado e capacitações para os níveis estratégico, tático e operacional.
e)      Planejamento participativo do segmento turístico: o que inclui a elaboração do planejamento estratégico dos Conselhos Municipais de Turismo (COMTUR) de Bonito/MS e Bodoquena/MS e participação na equipe que realizou o PDITS (Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável) nos Pólos Cerrado e Pantanal/MT).
f)       Marketing e inovação com foco no mercado: com destaque para atuação em Projetos do MTur como Vivências Brasil (MTur/ABAV/SEBRAE Nacional), voltado para Benchmarking; Projeto Economia da Experiência (MTur/IMB/SEBRAE Nacional) para desenvolvimento de inovações emocionais no turismo.  Além de participação na formação de Agentes Locais de Inovação – ALI (CNPQ/SEBRAE Nacional) e consultorias para Gestão da Inovação (mais de 100 empresas atendidas no MS).

Além do Mato Grosso do Sul já atuamos no Distrito Federal e nos Estados de Mato Grosso, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Pará e Roraima.

Neste contexto queremos deixar claro que os atrativos turísticos que tiveram suas atividades turísticas suspensas, no início da primeira quinzena de janeiro de 2013, que foram Cachoeiras do Rio do Peixe, Aquário Natural Baía Bonita e Rio Sucuri Ecoturismo não são nossos clientes e, portanto não estamos ligados profissionalmente com estas empresas.  O Rio Sucuri Ecoturismo foi nosso cliente até o final do ano de 2010, ou seja, há aproximadamente 02 anos, quando encerramos nossa prestação de serviços e desde então não temos mais relações comerciais entre nossas empresas.

Quaisquer comentários sobre nossa ligação ou corresponsabilidade diante do descumprimento com as licenças ambientais de cada um destes atrativos, conforme licenciamento ambiental (http://www.mp.ms.gov.br/portal/principal/noticias.php?pg=1&id=10113), não nos diz respeito e afirmações neste sentido confirmam-se em injúria e difamação, cabendo inclusive ações judiciais.

O profissionalismo empresarial e a ética consistem em se assumir as responsabilidades internas e externas da gestão e, neste sentido quero reafirmar, nosso completo afastamento do ocorrido.