Encantamentos para clientes, hóspedes, turistas e outros

21 de Maro de 2011, 0 comentário
Olá amigos,

Como andam as coisas? Tudo bem? Espero que sim!

Resolvi escrever hoje sobre “Encantamento”! Isso porque esta semana estarei em Campo Grande ministrando o “Curso de Como Encantar o Turista”, para o SEBRAE-MS e sei que o tema pode soar meio estranho para algumas pessoas. Afinal o que é encantar alguém?

Pode parecer algo ligado a fadas, bruxas e duendes e de certa forma pode-se dizer que teve origem por aí mesmo, pois se trata de um conceito que foi criado e aprimorado por Walt Disney nas décadas de 40 e 50 com os parques da Disneylandia, nos EUA. O conceito nasceu do desejo de se oferecer ao visitante uma experiência única em que ele esquecesse do mundo real e se sentisse parte do mundo da fantasia. Um Peter Pan na Terra do Nunca!

Fazer com que o visitante ou o “hóspede”, como prefere a terminologia usada pela Disney, tenha uma experiência única, inesquecível e especial! É uma das metas dos mais de 30 mil colaboradores destes parques. E nós, aqui no Brasil, estamos discutindo, refletindo e buscando implantar o conceito de encantamento 60 anos após Walt Disney ter pensando nisso... O lado bom nessa história é que já existem dezenas de empresas que aplicam este conceito pelo mundo afora, permitindo um trabalho de benchmarking com bons resultados para quem deseja implantar o conceito de Encantamento ou de Economia da Experiência.

Bons exemplos:

1.Jantar nas alturas / Dinner in The Sky: trata-se de uma empresa de eventos que possui equipamentos de guindaste e segurança , aliados a excelente gastronomia que promove jantares nas alturas em diferentes lugares do mundo, como Paris, Londres e Dubai.

2.Under Sea Restaurant: o Hilton Resort oferece refeições em um restaurante embaixo d’água,nas Ilhas Maldivas e dois vídeos disponíveis na internet ajudam a se ter uma idéia do visual do restaurante. Acesse os links!

3.Boing Restaurante: na Coréia do Sul a estrutura de um avião foi transformada em restaurante. Veja este e outros exemplos de restaurantes temáticos no blog Marketing da Cozinha, lá também encontrarão outras curiosidades como um café, em Tókio, que “aluga” gatos para que seus clientes possam acariciar enquanto fazem um lanche ou tomam café.

4.O Cárcere, um restaurante em Taiwan, funciona dentro de uma cadeia e as mesas são servidas dentro de selas onde o visitante pode optar por fazer as refeições algemado ou não.

5.Modern Toilet Restaurant, em Taiwan, ousou estruturando seu restaurante como se estivesse em um banheiro, onde as banquetas das mesas são vasos sanitários e os pratos tem designer parecido com pias e lavabos. Fotos e mais informações!

6. O Restaurante Buns & Guns, em Beirute, no Líbano, utiliza a linguagem militar através de cardápios em formato de balas, pratos com nomes de armas e uniformes militares.

7.O Restaurante Capim Santo , em Trancoso/BA e em São Paulo/SP oferece um ambiente tematizado e afirma ser a embaixada de Trancoso na capital paulista, com cursos e palestras sobre pratos elaborados a partir da influência bahiana.

E sua empresa faz o que para encantar seus clientes??