Esta semana eu vi alguns post no Boteco do Conhecimento e na HSM que chamaram a atenção porque falavam da importância de uma auto-avaliação constante para se monitorar a própria empregabilidade, ou seja os seus diferenciais competitivos enquanto um profissional no mercado de trabalho.
Os artigos, inspirados no trabalho de Ana Paula Cunha, profissional da área de Recursos Humanos há mais de 18 anos, falam sobre a importância de se seguir alguns passos nessa auto-avaliação:
1. Elaboração de currÃÂculo: cuidado e atenção com datas e experiências, jamais exagerando ou mentindo sobre sua capacidade.
2. Conhecimento do mercado: conhecer o mercado implica em acompanhar as tendências e, quando possÃÂvel antecipar-se. Lembre-se que seus amigos, parentes e colegas de trabalho são exelentes redes de contato.
3. Construção e manutenção de networking: é preciso manter os relacionamentos e propiciar momentos de trocar informações. Não basta ter cartões de visitas guardados.
4. Auto-conhecimento: tenha consciência sobre seus pontos fortes e fracos. Sua capacidade de receber crÃÂticas, desafios e trabalhar sob pressão, por exemplo...
5. Atualização contÃÂnua sobre sua área de especialização: avalie a quanto tempo você fez o último curso de aprimoramento profissional ou formação acadêmica. Muito tempo sem estudar é muito tempo desatualizado (ou você acha que não existe nada de novo no mundo, desde seu último curso?!)
Estes 05 pontos crÃÂticos de análise são muito importantes e podem ser usados inclusive para nortear uma avaliação empresarial. Considerando sua empresa, pergunte-se:
1. Sobre o currÃÂculo: Afinal o que sua empresa tem feito nos últimos anos? Quais os resultados alcançados? Possui indicadores de desempenho?
2. Sobre o mercado: Há clareza sobre quem é o público-alvo, suas necessidades e desejos? E o mercado reconhece sua empresa como uma referência no setor?
3. Sobre networking: Como é o relacionamento da sua empresa com os clientes, parceiros e demais empresas do setor? Vocês conversam, trocam experiências e se apoiam? Há uma relação de confiança entre vocês? (caso não haja, procure avaliar seu comportamento e não apenas o dos outros...)
4. Sobre auto-conhecimento: Sua equipe faz reuniões com que frequência? e estas reuniões são para lavar a roupa suja ou para acompanhar resultados, incentivar e apoiar novas ações e metas? Já experimentou fazer uma análise de pontos fortes e fracos, riscos e oportunidades (a popular análise SWOT/FOFA/FODA) com toda a sua equipe participando?!
5. Sobre atualização contÃÂnua: Qual foi a última vez que sua equipe fez uma capacitação?
Qual a última vez que você, empreendedor, investiu em uma capacitação pessoal? Qual a última vez que houve um investimento em melhoria de seus processos, infraestrutura, marketing, equipe ou qualquer outra área?
Faça uma análise sobre você e sua empresa.... onde você está hoje e onde quer chegar!
Pensem nisso....


