Embratur - mudanças estruturais

12 de Dezembro de 2008, 0 comentário
Jornal do Turismo

A Embratur apresentou, nesta quarta-feira em Brasília, a criação de uma nova diretoria para atuar como catalisador das políticas do MTur, ajudar na elaboração de conteúdo da autarquia e coordenar a utilização das ferramentas de promoção do Brasil - a diretoria de Produtos e Destinos.
Liderada por Marcelo Pedroso, a diretoria foi criada de acordo com as atualizações do Plano Aquarela 2009-2010.
Segundo Pedroso, os objetivos da diretoria são buscar a variação de produtos e destinos e o levantamento e a atualização permanente de informações. Tudo isso de forma integrada e conectada com o trabalho do MTur que, de fato, é o responsável pela estruturação do produto turístico brasileiro, com a secretaria nacional de políticas públicas e a secretaria nacional de programas, conforme a estrutura de atribuições da pasta.
A partir da estruturação do produto turístico, a Embratur é responsável pela promoção, com foco no exterior. “Esse trabalho depende do desenvolvimento realizado pelo MTur. Há a necessidade de sinergia na atuação e, como a Embratur está na ponta do mercado, precisamos trazer as demandas do mercado para articular internamente. A nova diretoria vem para atuar como um catalisador de todas essas políticas, fortalecendo o elo de promoção internacional”, avalia o diretor.
A presidente da Embratur, Jeanine Pires destaca que a nova diretoria irá prover ferramentas para promoção internacional. “O trabalho realizado pela diretoria de Produtos e Destinos será o ponto de partida para promoção do Brasil nos mercados internacionais”, disse.

Estrutura
Com a reestruturação do organograma da Embratur, que ainda será formalizado e publicado no DOU (Diário Oficial da União), além da diretoria de Produtos e Destinos formam o quadro da autarquia a diretoria de Marketing, chefiada por Walter Vasconcelos, a diretoria de Mercados Internacionais, com José Luiz Cunha como diretor e a diretoria de Administração e Finanças, liderada por Luiz Rangel.