Ecoturismo

17 de Janeiro de 2009, 0 comentário
Mais um fragmento de texto retirado da Revisão Bibiográfica do Trabalho de Concusão do Curso de Especialização em Ecoturismo: Interpretação e Planejamento de Atividades em Áreas Naturais que eu terminei em 2008.

De acordo com os pesquisadores Drumm e Moore, em um trabalho publicado em 2003, o termo ecoturismo teve sua origem em meados de 1960, pois foi usado para “explicar o intricado relacionamento entre turistas, o meio ambiente e a cultura nos quais eles interagem. Mas, percebe-se, que hoje, além de estar relacionado à vivência homem/natureza, tem a responsabilidade de se desenvolver de forma que gere o mínimo de impacto, tanto para o meio ambiente, quanto para população local, e possui princípios e práticas embasadas na busca da sustentabilidade.

Os mesmos autores afirmam que ecoturismo é um conceito relativamente novo, e, via de regra, ainda mal compreendido e mal utilizado. Algumas pessoas têm abusado desse termo para atrair turistas conscientes da causa conservacionista. A primeira definição largamente aceita, e que continua a ser uma definição concisa e válida, foi criada pela Sociedade Internacional de Ecoturismo (The International Ecotourism Society - TIES) em 1990: Viagem responsável para áreas naturais que conservem o meio ambiente e promovam o bem-estar da população local.

Da mesma forma que a consciência a respeito desse tipo de atividade e a experiência nessa área cresceram, também aumentou a necessidade de uma definição mais abrangente e detalhada. Mais recentemente Honey (1999) propôs uma excelente versão, e mais detalhada: “Ecoturismo é a viagem para áreas geralmente protegidas, frágeis e intocadas, (geralmente) em pequena escala e que busca causar baixo impacto. Ajuda a educar o viajante; proporciona recursos para a conservação; beneficia diretamente o desenvolvimento econômico e o poder político das comunidades locais; e estimula o respeito por culturas diferentes e pelos direitos humanos”.

Para a EMBRATUR a definição de ecoturismo é:
"Segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem estar das populações envolvidas".

De acordo com o insttituto citado acima os principais objetivos do ecoturismo são:
- Promover e desenvolver turismo com bases cultural e ecologicamente sustentáveis
- Promover e incentivar investimentos em conservação dos recursos naturais e culturais utilizados;
- Fazer com que a conservação beneficie materialmente comunidades envolvidas, pois somente servindo de fonte alternativa estas se tornaram aliadas de ações conservacionistas;
- Ser operado de acordo com os critérios de mínimo impacto para ser uma ferramenta de proteção e conservação ambiental e cultural;
- Educar e motivar pessoas através da participação e atividades a perceber a importância de proteção e conservação ambiental e cultural local.

No Brasil, ecoturismo se encontra em constante crescimento, devido á grande diversidade de ecossistemas. a grande biodiversidade brasileira, a imensa extensão da costa litorânea, formando belas praias, os inúmeros ecossistemas preservados, únicos no contexto mundial e um clima bastante privilegiado, colocam o país num dos principais destinos de ecoturismo do mundo. Além de toda esta beleza paisagística e patrimônio biológico, existe ainda uma grande riqueza cultural, com histórias, hábitos, costumes e gastronomia bastante diversificados, de acordo com a região do país (Seabra, 2001).