Ecoturismo - nas trilhas da biodiversidade brasileira

21 de Agosto de 2012, 0 comentário


No mês de julho de 2012 também foi marcado pelo lançamento do livro “Ecoturismo – nas trilhas da biodiversidade brasileira”, organizado e produzido pelo Prof. Dr. José Sabino e sua empresa Natureza em Foco, através do apoio da Fundação Manuel de Barros e patrocínio do SEBRAE.


O livro trata do ecoturismo como um fio condutor para a gestão empresarial e a criação de novos negócios que primem pela sustentabilidade e, para exemplificar esse mercado foram convidados profissionais de atuação direta no setor. O resultado é primoroso com artigos de Eduardo e Luiza Coelho (site Bonitoweb), Tietta Pivatto, NeivaGuedes, Luciano Candisani e outros. Inclusive eu, Ana Cristina Trevelin, que tive a honra de contribuir com 02 artigos em parceria com a Vanessa Leite (SEBRAE/MS) e a Tietta, respectivamente, sobre a “Economia da experiência e o ecoturismo no Brasil” e “Benchmarking e o Turismo no Brasil no Brasil”.

A ideia central, em ambos os casos, é mostrar exemplos bem sucedidos de aumento da competitividade de pequenas e micro empresas (de turismo) através da implantação de ferramentas de benchmarking e do desenvolvimento de produtos e serviços sob o enfoque da economia da experiência. Apesar dos títulos pretensiosos nós não temos a arrogância de querer encerrar o assunto ou nos entender como autoridades, é apenas de um convite a reflexão, com exemplos reais de boas e melhoras práticas de gestão em empresas do setor turístico.

Bom, sou suspeita para falar, mas não posso deixar de recomendar a leitura do livro “Ecoturismo – nas trilhas da biodiversidade brasileira” para todos os profissionais e acadêmicos do turismo.