Dicas Bionúcleo

22 de Junho de 2010, 0 comentário
Olá, Pessoal

O Marketing tem sido uma importante ferramenta de consolidação de produtos e motivação para os consumidores. Um tempo atrás fiz um post sobre criatividade, onde foram apresentados pratos gastronômicos, baseados em ingredientes comuns e típicos de cada país, juntos formavam a sua bandeira. Foi uma maneira descontraída e criativa, encontrada por uma Agência de Publicidade para divulgar o Festival Gastronômico de Sydney.

Portanto, está ferramenta trabalha da seguinte maneira, encanta e desperta os desejos nos consumidores.

O marketing tem a função de criar, comunicar e integrar valor, gerando lucro. Atraindo os possíveis clientes através de imagens, sons e cores que emocionam e estimulam a compra. Esse instrumento se bem desenvolvido contribuirá significativamente na venda do produto, posteriormente caberá aos vendedores finalização desse processo.

A dica de hoje da Bionúcleo para micro e pequenas empresas, é referente aos departamentos de Vendas e Marketing, enfocando no vendedor e na mania de reclamar.

O que fazer com os vendedores que tem a mania de reclamarem dos gerentes, dos companheiros de trabalho... Qual seria a melhor alternativa para solucionar esse caso?

Segundo, Frazão (2010) para resolver essa questão, buscou classificar os vendedores em quatro grupos.

Sendo eles:

1º Os vendedores que possuem valores pessoais e apresentam bons resultados, ou seja, aqueles que, além de venderem bem, são excelentes pessoas, contribuindo para o bom relacionamento dentro da empresa.

2º Formado por vendedores que têm valores pessoais bons, porém os resultados esperados pela empresa são ruins. Para esse grupo, deve ser oferecido treinamento forte e intenso de vendas.

3º Composto por vendedores que possuem valores pessoais e resultados ruins, ou seja, atrapalham e tumultuam o rendimento dos outros funcionários e ainda não contribuem para empresa, pois não vendem. Para esse grupo só existe uma solução – eliminação.

4º Essa classe é destinada aos vendedores que apresentam excelentes resultados, porém têm péssimos valores pessoais. São profissionais altamente capacitados, exercem suas funções com dedicação, no entanto fazem intrigas, arrumam confusão, são persuasivos para o lado negativo, contaminando o próximo. Neste caso, o Gestor precisa tomar uma posição e rápida, pois acabará dominado por um mau vendedor e remetendo à um fracasso total na empresa.

Frazão (2010) fez duas sugestões, bem bacanas para evitar esses tipos de profissionais, num primeiro momento, avalie e pontue com sinceridade o que não está bem e precisa ser modificado. E no segundo, você não consegue ajudar quem não quer ser ajudado!

Esperamos que essas dicas tenham contribuído para a melhoria das micro e pequenas empresas.

Agradecimentos a GS – Assessoramento Técnico Contábil.
Boletim empresarial e contábil, edição de Maio/Junho de 2010.