Olá pessoal!
Ontem (22-04) foi dia do Agente de Turismo, profissinal que nos últimos tempos tem sofrido com desconfiança por parte de diversos setores da Cadeia Produtiva do Turismo e também por parte dos clientes que são a parte mais importante da chamada "Indústria do Turismo". Peço desculpas por não fazer o post na data correta, mas como profissional de turismo que sou, não poderia deixar de fazer uma homenagem, ainda que tardiamente, a esses profissisonais que considero muito importantes e de certa forma até essenciais no processo de distribuição do produto turÃÂstico e no cuidado com os clientes.
Quando resolvi fazer um post que falasse dos Agentes de Turismo, pensei logo em conversar com os que atuam aqui em Bonito e coletar deles as impressões que têm sobre sua profisssão e o seu papel dentro da "Indústria do Turismo". Acabei teclando com alguns via MSN. Falei com agentes de Bonito e de Operadoras de fora do estado.
A pergunta que lancei foi: "Em poucas palavras: Como você vê o papel do agente de turismo dentro da "Indústria do Turismo" hoje?
Todos consideram seu papel relevante e importante no que tange a relação com os clientes. Dentre as respostas coletadas destaco as seguintes:
"Muito importante - a função do agente é fornecer todas as informações necessárias e prestar um excelente atendimento ao turista".
"Transformador, inovador na realidade o agente de turismo é um cára que só se ferra. Ganha mal pra C#§&%&. Tem uma profissão desvalorizada e prostituÃÂda, e sem possibilidade de crescimento, quando a tem, é limitado, engessado. Vejo que pouquÃÂssimas pessoas dessa área conseguem "decolar". Acho que o papel do agente é super importante, a propria palavra "agente" ja diz o que ele faz. Um agente é àquele que causa uma reação, uma transformação, uma mudança ou pelo menos deveria. O lado comercial pesa muito, hoje procura-se vender o que dá dinheiro e nao o que realmente se encaixa no perfil do cliente aàque entra de verdade o papel do agente, de saber o que vender para cada tipo de pessoa".
"De extrema importância, afinal somos, nos que vendemos a idéia e a imagem do Turismo hoje no Brasil, então isso faz com que o Agente seja responsável pelo incentivo de cada destino o qual ele comercializa".
---
Os depoimentos acima mostram que embora hajam frustrações com relação a valorização profissional o Agente de Turismo tem noção de sua importância dentro da Cadeia Produtiva do Turismo e entendem que há uma certa desvalorização por parte do empresariado que não oferecem grandes oportunidades de crescimento a estes profissionais.
Não podemos esquecer que pelo lado dos empresários existe a necessidade crescente de que esses profissinais sejam cada vez mais capacitados e principalmente tenham o feeling para trabalhar com pessoas. Tarefa nada fácil, unir necessidade de capacitação, com obtenção de resultados. A capacitação fará com que os profissionais tenham cada vez mais fortalecidos os conceitos do cuidado com o cliente, com a experiência que se pretende proporcionar a cada perfil de consumidor do produto turÃÂstico e as empresas muitas vezes focam somente o comissionamento, o que não é de todo condenável, visto que é disso que vivem as empresas, a razão da existência de uma empresa ou seu objetivo principal é o lucro.
Gostaria de compartilahr ainda o resultado parcial de uma enquete que vi no site PANROTAS que demonstra a necessidade que as pessoas vêm de o Agente se capacitar e sua importância para a "Industria do Turismo".
O desafio então é tentar conciliar a necesidade de lucros das empresas com o melhor atendimento possÃÂvel dos desejos (sonhos) dos clientes e tudo isso em consonância com os anseios daqueles que são os grandes responsáveis pelo contato "olho no olho" com os consumidores dos produtos turÃÂsticos que são os Agentes de Turismo que, em minha opinião, não são profissionais que estão fadados ao desaparecimento e sim considero que as empresas que investirem na profissionalização e melhoria da qualidade de atendimento dessas pessoas estarão criando um diferencial competitivo nessas épocas de contatos virtuais muitas vezes frios e desumanos. Abraços e parabéns a todos os Agentes de Turismo!


