Olá, pessoal!
A Bionúcleo traz, sugestões e ideias que ajudarão a reduzir os custos nas variadas áreas administrativas, sendo elas, gestão estratégica, recursos humanos, tecnologia, marketing, vendas e infraestrutura, segundo a Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios (2010).
Acredito que muitos micro e pequenos empreendedores já devem estar cansados de escutarem sobre a importância de gerenciar corretamente o seu negócio. Porém, não custa ressaltar os ganhos que as empresas têm, quando se utilizam da melhor forma possÃvel os recursos. Resultando em produtos e serviços mais competitivos, posicionamento de mercado e consequentemente o aumento na margem de lucro.
O primeiro passo é a GESTÃO.
1- FAÃA UMA ANÃLISE DOS CUSTOS
Normalmente, as empresas em momentos de apuros tomam medidas sem pensar, começam a reduzir custos sem uma avaliação prévia da situação. Por isso, a regra é elencar todos os custos da empresa e manter um histórico deles, realizando cortes naqueles que têm menos participação no lucro.
2- DEFINA METAS DE REDUÃÃO
O planejamento estratégico da empresa deve incluir não só as metas de aumento de vendas como também as de diminuição de gastos, obtidas a partir de um estudo dos custos, que orientará, e assim é possÃvel definir os caminhos para alcançar os Ãndices determinados.
3- ENVOLVA A EQUIPE
A participação dos funcionários é de suma importância na redução de custos, cabe aos colaboradores reforçarem a comunicação interna, para que estes funcionários façam parte dessa causa. Envolver a equipe na definição de metas e posteriormente, premiar as equipes que alcançarem, segundo a sugestão do Consultor do SEBRAE-SP - LuÃs Lobrigatti, maneira de incentivá-los, através da compra de equipamentos.
4- CUIDE DO ATENDIMENTO AO CLIENTE
Ao planejar quais custos devem ser diminuÃdos, é preciso manter a atenção na qualidade e na eficiência do atendimento, para que o corte não cause uma percepção negativa nos clientes. Por exemplo, uma padaria que reduz a iluminação no salão, por exemplo, pode causar certo incômodo aos fregueses e, com isso, perder vendas.
Bom pessoal! Espero que essas dicas ajudem-os a conduzir melhor os empreendimentos.
Ãh! o próximo tema será o departamento de Recursos Humanos, até!!!


