Calor!!!!!! A onde? Aqui não!!!!

06 de Novembro de 2009, 0 comentário
Quando eu era criança, meu pai sempre dizia que "Cuiabá só tinha duas estações no ano, Verão e Inferno, pois era sempre muito quente". Confesso que por muitos anos eu nunca consegui entender a real profundidade dessa frase, na verdade achava muito exagerado. Mas, pai é pai, e eu simplesmente aceitava essa idéia.

Em 2007 tive a oportunidade de ministrar um curso sobre Recuperação de Áreas Degradadas para a SEMA-MT, assim, aos 31 anos, tive a oportunidade de conhecer Cuiabá, e na pele fui entender a "bem dita" frase do meu pai sobre as estações do ano aqui na região. Nesta oportunidade, fiquei uma semana em Cuiabá, e lembro como se fosse hoje, eu dentro do quarto do hotel com o ar condicionado máximo e pensando: "Que calor!!!! Nunca senti tanto calor na minha vida!"

Naquela oportunidade estava certo, pois até então nunca havia sentido tanto calor. Mas o que eu não imaginava é que sentiria mais calor ainda nesta mesma região.

Com o trabalho do PDITS-MT que estamos realizando neste ano, já tive a oportunidade de vivenciar a experiência do calor matogrossense mais de uma vez, e confesso que continuo sofrendo.

Esses dias atrás, ainda com os três bionucleotídeos em campo, uma pessoa nos disse que estava fazendo uma temperatura agradável para Cuiabá, achei muito engraçado, pois estava morrendo de calor, e nem o ar condicionado vencia refrescar o carro. Mas, para o nosso amigo cuiabano estava um dia fresco.


Em nosso deslocamento de Várzea Grande para Cuiabá encontramos na Avenida CPA um relógio que marcava a temperatura, ou melhor, a temperatura fresca daquele dia ... hehehehehehe ... naquele momento tive a certeza de entender as sábias palavras de meu pai.


O melhor que essas temperaturas “frescas” continuam pelo estado inteiro, pelo menos posso afirmar isso nas cidades que percorri do Pólo Pantanal e Pólo Cerrado.

Dizem que o ser humano se adapta a qualquer coisa na vida, confesso que eu não vim com esse aplicativo de temperatura instalado no meu hd, vou ter que fazer um plugin de termostato. Quem sabe assim aguento.

Em breve conto mais uma peripécia dos bionucleotídeos no Mato Grosso.

Abraços a todos