Brasil velho!?

19 de Outubro de 2009, 0 comentário Olá pessoal!
Vi hoje pela manhã a divulgação dos resultados de uma pesquisa no Bom Dia Brasil, programa da Rede Globo, que trouxe a informação de que o Brasil hoje mudou. Não é mais considerado um país de jovens e sim está mais maduro, caminhando depressa para o envelhecimento. Segundo as informações hoje, 21 milhões de brasileiros são o que se convencionou chamar de idosos. Mas, esses novos velhos deixaram de lado as convenções há muito tempo.
Alguns motivos são apontados pela reportagem para este fenômeno como por exemplo o fato de "quando nós comparamos o ar, a água, a comida do início do século para agora, obviamente, as condições são muito melhores. As novas doenças hoje em dia são atacadas com maior rapidez, o que permite esse alongamento do tempo de vida”.
A reportagem traz ainda a opinião da pesquisadora do IPEA Ana Amélia Camarano que diz que "a gente não está envelhecendo. Nós estamos rejuvenescendo. A população está envelhecendo, a sociedade, mas as pessoas estão rejuvenescendo. Você chega aos 60 anos, hoje se convencionou que é idoso, mas em plena condição de saúde, com condições cognitivas. Você pode ainda ter um tempo produtivo pela frente".
A previsão é de que a população pare de crescer em 2030 ou antes. Em 2050, 20% da população brasileira vão estar acima de 60 anos. Segundo o IBGE, a proporção pode ser ainda maior. Em quatro décadas, os idosos representariam 29% da população. Menos jovens, mais velhos e um sistema de Previdência em colapso.
Na reportagem o diretor-geral da UnaTI/UERJ Renato Veras faz um alerta que "a cada ano que passa são mais de 650 mil idosos que entram na nossa pirâmide populacional".
A equipe de reportagem do Bom Dia vai mostrar, ao longo desta semana uma série especial intitulada "o Brasil com mais de 60", tratando desse assunto.
Acredito que devemos ficar de olho nessas novidades pois quem se preocupa com o futuro dos negócios e está em busca de inovações para atender às necessidades dos clientes e também quer prospectar nvos merdados deve estar atento a essas mudanças.
O que este público quer comprar? Quais suas necessidades agora? E no futuro? Que outras mudanças podem haver neste sentido?
E o Turismo neste contexo? Como este público de mais idade e com mais tempo para o lazer irá se comportar?! Quanto estarão dispostos a pagar por serviços turísticos?
É um desafio e as empresas (empresários) devem estar preparados. Chamo a atenção, por exemplo, para o grande sucesso do Programa do MTur "Viaja mais melhor idade". Os acessos ao site do programa são recordes e as vendas dos produtos e serviços que aderiram ao programa, segundo o próprio ministério, superam as expectativas. Sua empresa já é parceira do programa?! Já tem produtos especificos para este público? Se não, é melhor começar a pensar nisso.
Veja a reportagem completa no site do Bom Dia clicando aqui.
Abraços!