Bonito novamente se movimenta para abertura das cavernas alagadas ao mergulho, nesta semana os mergulhadores paulistas João Paulo Franco (Johnny) e José L. Barroco Neto (Tuta) e os bonitenses Alex M. Porto e Norival da Silva Júnior (Juca Ygarapé) realizaram algumas visitas aos MunicÃpios de Bonito e Jardim para analisar tecnicamente a viabilidade de algumas cavernas para mergulho.Johnny e Tuta aproveitaram para fazer uma reunião com o Promotor de Justiça da Comarca de Bonito, Luciano Furtado Loubet, para esclarecer algumas dúvidas que ficaram sobre a Audiência Pública realizada em 17/04/2009, na qual se discutiu sobre licenciamento e funcionamento das cavernas turÃsticas da região.
Os mergulhadores saÃram animados com a organização e definição de procedimentos que foram estabelecidos pelos órgãos competentes na Audiência, eles compartilham do mesmo otimismo que nós da Bionúcleo, pois finalmente foi estabelecido o roteiro/procedimentos para o Licenciamento de Cavidades, assim fica muito mais seguro para quem tiver interesse em investir no licenciamento da atividade turÃstica em cavernas. Haja visto que finalmente se conhece as âregras do jogoâ. O Alex Porto e eu aproveitamos a presença do Tuta na cidade para acertar os detalhes dos cursos técnicos de mergulho em caverna que ele ministrará este ano. Serão realizados dois cursos, um de Intro to Cave Diver e o outro Cave Diver, o primeiro em agosto e o segundo não tem data definida, a organização do evento será de responsabilidade da Bionúcleo e da Bonito Scuba.
Aproveitando o tema curso, quero adiantar que ainda esta semana irei postar uma matéria sobre o curso de Nitrox que foi ministrado pelo Johnny que aproveitou para nos capacitar em quanto estava na cidade.
Aproveitando o tema curso, quero adiantar que ainda esta semana irei postar uma matéria sobre o curso de Nitrox que foi ministrado pelo Johnny que aproveitou para nos capacitar em quanto estava na cidade.

Agradecemos a todos que estão apoiando a abertura legal das cavidades de nossa região para o mergulho, em especial ao Luciano F. Loubet, que tem agilizado, em muito, a definição dos procedimentos para o licenciamento.


