Bonito e o turismo

01 de Junho de 2009, 0 comentário Em tempo quero falar um pouco sobre o II Salão de Turismo do Mato Grosso do Sul, que encerrou ontem, no Albano Franco, em Campo Grande/MS. Infelizmente eu não pude estar no evento mas o Telcio e outros amigos estiveram e comentaram o sucesso! Uma pena que não se teve tanto público como esperado ou merecido, mas de qualquer maneira entendo que a realização do Salão é uma vitória para os profissionais do turismo no Estado. Afinal reflete não apenas a política pública nacional mas o empenho, o compromisso e a seriedade de políticas públicas estaduais também!
Inclusive quero destacar que na sexta-feira, dia 29/05, houve uma palestra sobre o Projeto da Economia da Experiência e seus resultados e expectativas em Bonito/MS. O palestrante foi o técnico do SEBRAE-MS que atua aqui em Bonito conosco, o Adelino Marques! Também ouvi elogios muito bacanas sobre a postura dele e sobre o Projeto!
Eu preocupo-me bastante com a sazonalidade de demanda nos destinos turísticos e, muito mais com a linha de "nascimento, crescimento, estagnação e declínio" que acompanha todo produto e serviço.
E, neste sentido entendo que a Economia da Experiência, entre outras iniciativas do Ministério do Turismo (MTUR) e SEBRAE Nacional são grandes oportunidades para destinos turísticos como Bonito, onde eles têm a chance de revisitar seus conceitos de turismo, seus processos e mais do que isso buscar uma inovação - uma reinvenção!
É preciso buscar a melhoria continuamente e entendo que espaços como o do Salão de Turismo e demais feiras e eventos podem ser momentos muito criativos e propícios para o desenvolvimento de novas idéias e amadurecimento profissional! Daí a necessidade de que os empreendedores e profissionais estejam presentes como atores principais - aprendendo, conhecendo, discutindo, sentido as tendências do mercado.

Assim, prêmios como o recebido por Bonito/MS, no mês passado como "Destaque Nacional Outorgado a Município-Modelo na Preservação de Áreas Verdes e Unidades de Conservação", durante o Seminário Nacional de Urbanismo, Paisagismo e Arborização Urbana (URBAVERDE) realizado no Rio de Janeiro de 18 a 20 de maio, devem ser um peso de orgulho próprio para todos nós mas, principalmente, devem nos balizar como fonte de inspiração. Melhoria contínua é um bom termo, para que não fiquemos conformados... Aliás, alguém algum dia disse que os cavalos seriam insubstituíveis como meios de transporte...

Boa semana!