
Acima, os representantes de segurança, saúde, educação e polÃÂcia civil e militar convidados para a reunião.É muito importante que sejam criados esses momentos de discussão para que seja possÃÂvel conhecer o outro lado da moeda... afinal não existe ecoturismo sem a preocupação com o homem. Mais do que belezas naturais conservadas é imprescindÃÂvel que o ser humano tenha uma vida digna... e essa deveria ser uma preocupação em todos os segmentos socioeconômicos do mundo contemporâneo. Aliás, até por isso mesmo trago alguns números sobre saneamento no Brasil para vocês conhecerem um pouquinho sobre o assunto.
A Revista Empresa Brasil, de setembro de 2010, publicada pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), trouxe uma reportagem de capa sobre o tema "O Descaso com o Saneamento" com dados da ONU sobre essa questão no mundo e no Brasil (o material está disponÃÂvel). Pouco mais de um terço da população mundial não tem acesso a qualquer tipo de sistema de esgoto, ou seja pouco mais de 2,6 bilhões de pessoas não sabe o que é latrina, sanitário ou fossa séptica. E no Brasil menos de 44% da população tem acesso a rede de esgoto - mas não a tratamento deste esgoto. O que significa dizer que os resÃÂduos são destinados em lagoas, rios e mares do jeito que saem das casas...
Segundo o IBGE apenas 28,5% dos municÃÂpios brasileiros tem sistema de tratamento de esgoto! Já parou para pensar nisso?!!?
O Mato Grosso do Sul, segundo a mesma pesquisa do IBGE, tem 48,6% de seu esgoto tratado e o Ceará, onde estou hoje, tem 48,9%! Ambos com ÃÂndices superiores ao do Brasil, mas são uma minoria visto que estão entre os 5 estados brasileiros com maior ÃÂndice. Havendo por outro lado estados sem qualquer tipo de suporte, como por exemplo, o Piauàe o Maranhão que possuem menos de 2,5% de seu esgoto tratado.
Aqui no Ceará eu visitei um bairro em que as pessoas não tem sequer latrinas... usam as moitas para fazer suas necessidades... já imaginou isso?!? O absurdo da miséria humana em que vivem estas pessoas?! Você já se imaginou em um barraco de taipa, sem água para lavar o rosto e sem qualquer tipo de infraestrutura de subsistência...?!?! Foi umas coisas mais chocantes, senão a mais chocante que eu já vi até hoje. Olhares sem brilho e vozes acanhadas, sem expressão. E nem vou entrar no mérito da questão ambiental...
Nosso paÃÂs é cheio de contrastes e desigualdades sociais absurdas e inimagináveis que merecem muito mais do que um discurso polÃÂtico vazio e ações isoladas. Chamo a atenção de todos para observarem a sociedade em que estão inseridos, com um olhar crÃÂtico (auto-crÃÂtico) e solidário.
Momentos criados pelo Grupo Gestor do Destino Indutor de Bonito são importantes porque permitem uma reflexão sobre o mundo além de nossas casas, computadores e amigos... convido vocês todos a pensarem um pouco sobre o tema... e buscarem ações locais para mudar o global.
O pior cego é aquele que tendo visão não vê a realidade... isso me lembra José Saramago e o "Ensaio sobre a Cegueira", mas isso é outra história.


