6º Salão de Turismo VI - Novas formas de inovação para interação e comunicação

28 de Julho de 2011, 0 comentário
Olá amigos,

Imagino que já estejam meio enjoados com tantos posts sobre o Salão de Turismo...rs... mas nós fizemos mesmo muita coisa por lá e isso gera muitas discussões e reflexões.
Minha primeira oficina foi a de “Inovação no Turismo Sustentável” ministrada pelo Diretor da empresa de consultoria Muda de Idéia, Diego Gazola. Um apaixonado por viagens e pessoas que trouxe muita informação sobre tecnologias, redes e algumas das novas formas de comunicação que estão impactando diretamente a maneira como nos relacionamos e comercializamos.


Acima, Diego e Consuelo, ao final da Oficina!


Além das informações sobre as mudanças no mundo, Diego inovou fazendo parceria com uma artista que fez intervenções divertidas e inteligentes durante a oficina. Abro um parêntese aqui para dizer que infelizmente eu não levei máquina fotográfica neste dia, por isso não tenho registros da Consuelo, a artista que estava linda com figurino e maquiagem que a transformavam em uma palhacinha. Mas para compensar consegui uma foto no Blog da Muda de Idéia.

Voltando ao Diego, ele trouxe inúmeros exemplos de inovação e aqui quero citar alguns:

- Couchsurfing: um tipo de plataforma de hospitalidade que promove a aproximação entre pessoas que querem viajar e outras que oferecem seu “sofá” para os viajantes. Uma oportunidade incrível de interação e experiência durante as viagens. O que não chega a ser uma grande novidade, pois já existem muitos outros, como o Home Exchange e o Intercâmbio Casas que promovem isso, mas ainda assim é algo que chama a atenção.

- Plataforma Sinergia: organizada em três pilares principais (a Rede, o Mercado e o Incubadora), onde idéias e soluções criativas e factíveis para a sustentabilidade interagem para multiplicar sua capacidade de abrangência, de forma a beneficiar um número crescente de empresas, pessoas e comunidades. Uma proposta incrível!

- Curitiba in English: uma proposta muito bacana de hospitalidade curitibana que oferece aos visitantes de língua inglesa a possibilidade de conhecer um pouco sobre a vida da cidade e seu cotidiano econômico, social e artístico, através de um jornal mensal.

- Foursquare e Layar Mobile: dois diferentes aplicativos para smartfone que promovem a interação entre as redes e mídias sociais, no caso do primeiro. E o segundo cria uma espécie de guia de turismo digital integrando informações geográficas (GPS) e a opinião dos usuários, entre outras coisas. Assistam ao vídeo da Layar Mobile e vão entender melhor o que eu digo...

Bom, houveram inúmeros outros exemplos mas não dá para contar tudo, por isso selecionei aqui apenas os exemplos que achei mais fortes na área de interação e aproximação de pessoas. Afinal me parece que cada vez mais nós, seres humanos, estamos mais desesperados com o desejo de nos conhecermos mais e melhor e nessa busca parece que o primeiro passo é conhecer outras pessoas, na ânsia de que isso nos ajude a nos entender e entender o sentido da vida.

Filosofei muito?! Bom, deixo a reflexão para cada um, mas lembrem-se de que o sucesso de livros/filmes como “Comer, Rezar e Amar” mostram um novo cenário... Será que a palhacinha Consuelo (que é Phd em Sustentabilidade), que esteve na palestra estava só brincando com a realidade?