Dando continuidade ao relato da Mesa de Debates âMarketing de Relacionamento com Clientes e Ferramentas de Marketing On-Lineâ que participei no primeiro dia do 6º Salão de Turismo â Roteiros do Brasil, falarei hoje da apresentação do Gary Grimmer que é Sócio-diretor da Gary Grimmer Company/Austrália, uma empresa especializada focada na indústria internacional de eventos de negócios, reuniões, convenções, incentivos, exposições e eventos oferecendo uma ampla gama de serviços de consultoria para a indústria de convenções. à especializada em questões relacionadas com a criação e gestão de Conventions & Vivitors Bureaus, desenvolvimento e expansão de centros de convenções, bem como os aspectos mais amplos da indústria de reuniões internacionais. Isso inclui serviços de pesquisa especializados projetado para aumentar o sucesso dos destinos, e suporte de vendas global, através do alcance dinâmico e extenso global que a empresa possui.
Em sua explanação Gary afirmou que o Brasil tem no momento uma grande oportunidade para dar um salto e se modernizar mais rapidamente no que tange a utilização de novas tecnologias para captação de clientes quando comparado aos paÃses da Europa e os EUA por exemplo. Hoje as tecnologias já estão disponÃveis e não precisam mais ser elaboradas. Elas existem, basta aprendermos a usá-las em prol de nossos negócios ou, neste caso, de nossos Destinos TurÃsticos. Afirmou que há necessidade de integrar as novas gerações (X, Y, Z) no processo de divulgação de destinos turÃsticos já que essas pessoas são contemporâneas à s novas tecnologias, têm facilidade em trabalhar com elas e possuem formas de encarar a vida, o trabalho e o consumo diferente do que vÃnhamos praticando até então. Gary trouxe um dado que me chamou a atenção, de que 60% dos viajantes são da geração X. Isso implica na criação de produtos especÃficos para este perfil de consumidor e principalmente formas de comunicação que são de utilização deste público. Aà pergunto, será que conhecemos os diferentes perfis dos indivÃduos que fazem parte destas chamadas gerações X, Y e Z?! Sabemos nos comunicar com eles com eficiência?! Nossos Produtos são adequados a seu perfil de consumo?!
São questões importantes que, àqueles que queriam a perenidade de seus negócios devem responder.
Pensando nisso e trazendo para nossa realidade, fico pensando se em nossas empresas, fazemos uso das novas tecnologias em prol da melhoria de nossos negócios. Será que sabemos utilizar as modernas ferramentas e os novos formatos de comunicação ao nosso favor?! Mais ainda, será que quando utilizamos os meios de comunicação hoje disponÃveis estamos falando a lÃngua de nosso público-alvo?! Sabemos quem é ele?!
Temos que pensar em tudo isso!
Amanhã tem mais!
Abraços!