6º Salão de Turismo - Parte II

21 de Julho de 2011, 0 comentário
Olá pessoal!

Dando continuidade ao relato da Mesa de Debates “Marketing de Relacionamento com Clientes e Ferramentas de Marketing On-Line” que participei no primeiro dia do 6º Salão de Turismo – Roteiros do Brasil, falarei hoje da apresentação do Gary Grimmer que é Sócio-diretor da Gary Grimmer Company/Austrália, uma empresa especializada focada na indústria internacional de eventos de negócios, reuniões, convenções, incentivos, exposições e eventos oferecendo uma ampla gama de serviços de consultoria para a indústria de convenções. É especializada em questões relacionadas com a criação e gestão de Conventions & Vivitors Bureaus, desenvolvimento e expansão de centros de convenções, bem como os aspectos mais amplos da indústria de reuniões internacionais. Isso inclui serviços de pesquisa especializados projetado para aumentar o sucesso dos destinos, e suporte de vendas global, através do alcance dinâmico e extenso global que a empresa possui.

Em sua explanação Gary afirmou que o Brasil tem no momento uma grande oportunidade para dar um salto e se modernizar mais rapidamente no que tange a utilização de novas tecnologias para captação de clientes quando comparado aos países da Europa e os EUA por exemplo. Hoje as tecnologias já estão disponíveis e não precisam mais ser elaboradas. Elas existem, basta aprendermos a usá-las em prol de nossos negócios ou, neste caso, de nossos Destinos Turísticos. Afirmou que há necessidade de integrar as novas gerações (X, Y, Z) no processo de divulgação de destinos turísticos já que essas pessoas são contemporâneas às novas tecnologias, têm facilidade em trabalhar com elas e possuem formas de encarar a vida, o trabalho e o consumo diferente do que vínhamos praticando até então. Gary trouxe um dado que me chamou a atenção, de que 60% dos viajantes são da geração X. Isso implica na criação de produtos específicos para este perfil de consumidor e principalmente formas de comunicação que são de utilização deste público. Aí pergunto, será que conhecemos os diferentes perfis dos indivíduos que fazem parte destas chamadas gerações X, Y e Z?! Sabemos nos comunicar com eles com eficiência?! Nossos Produtos são adequados a seu perfil de consumo?!

São questões importantes que, àqueles que queriam a perenidade de seus negócios devem responder.

Para Gary, as pessoas não mais querem tomar decisões baseadas somente em informações e/ou propaganda em sites oficiais e sim em comentários de seus pares, ou seja, de outras pessoas, amigos (esmo que virtuais) sobre os produtos que desejam consumir. Este público não quer mais nada pré-montado quando se trata de viagem. Querem sim informações para que possam montar seus próprios pacotes e decidem quais destinos irão visitar baseados nos comentários de amigos e conhecidos na internet. Segundo Gary, temos que ser transparentes e abertos, mostrando todas as informações sobre os Destinos, sem maquiagem, já que esses consumidores não se basearão somente em informações oficiais e uma mentira ou informação distorcida poderá causar má impressão e fazer com que ele decida por não visitar determinado Destino. Concluindo sua apresentação Gary afirma que as pessoas buscam cada vez mais ‘experiências customizadas’.

Pensando nisso e trazendo para nossa realidade, fico pensando se em nossas empresas, fazemos uso das novas tecnologias em prol da melhoria de nossos negócios. Será que sabemos utilizar as modernas ferramentas e os novos formatos de comunicação ao nosso favor?! Mais ainda, será que quando utilizamos os meios de comunicação hoje disponíveis estamos falando a língua de nosso público-alvo?! Sabemos quem é ele?!

Temos que pensar em tudo isso!

Amanhã tem mais!

Abraços!