6 º Salão de Turismo - Parte I

20 de Julho de 2011, 0 comentário

Olá pessoal!

Começaremos a postar aqui nossas impressões acerca do 6º Salão de Turismo – Roteiros do Brasil, promovido pelo Ministério do Turismo (MTur) que ocorreu em São Paulo/SP entre os dias 13 a 17 de julho de 2011 e que contou com a participação de uma Caravana de Bonito/MS organizada pela Secretaria de Turismo de Bonito (SecTur), Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FUNDTUR) e apoiada pelo SEBRAE/MS.

Os Bionucleotídeos tiveram sua participação mais efetiva nas reuniões inerentes ao Projeto dos 65 Destinos Indutores do Turismo e no Núcleo do Conhecimento assistindo a palestras, mesas de debates, mini-cursos e oficinas.

Contaremos aos poucos o que vimos, do que gostamos e o que não gostamos no evento que, foi sem dúvida um sucesso considerando a participação do público e os resultados, ainda que preliminares, do volume de negócios gerados.

Nossa Caravana contou com a participação de 16 pessoas entre Empresários do Trade, o pessoal do Poder Público ligado ao Turismo e colaboradores de Agências de Viagens, Artesãos, Atrativos Turísticos e Meios de Hospedagem de Bonito/MS.

Saímos de Bonito às 14:00h do dia 12 de julho e chegamos em São Paulo às 08:00h do dia 13 de julho. Direcionamos-nos ao Anhembi para descarregar o material que seria utilizado no Stand Institucional do MS e também na Área de Comercialização do evento. Logo depois fomos para o Hotel São Luis Boulevard onde ficamos hospedados durante o período.

No primeiro dia (13-07), participei da Mesa de Debates – “Marketing de Relacionamento com Clientes e Ferramentas de Marketing On-Line”, que contou com os debatedores:

Ryan George – CEO da Simpleview/Estados Unidos;

Paul Vallee – Vice Presidente Executivo/Vancouver Tourism Canadá;

Gary Grimmer – Sócio-diretor da Gary Grimmer Company/Austrália e teve como Mediador João Luis Moreira – Presidente da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux.

Os debates tiveram inicio com a apresentação de Paul Valle que tratou sobre o case do Convention de Vancouver no que tange o relacionamento com os visitantes e a imprensa, destacando a atuação do Convention por ocasião da realização das Olimpíadas de Inverno em 2010. Paul explicou como criaram um CRM (Customer Relationship Management) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente em português e como exploraram as mídias online para mostrar detalhes sobre os jogos e contar histórias, bastidores e envolver os moradores locais criando uma atmosfera de integração entre visitantes e a população de Vancouver. Assim, acredita Paul, que conseguiram mostrar os pontos positivos do Destino e fazer com que as pessoas no mundo inteiro tivessem curiosidade em visitar e conhecer melhor Vancouver e o Canadá como um todo.

Paul trouxe uma questão importante para os participantes do Debate questionando se “suas atividades de marketing estão integradas?” Ou seja, se estamos utilizando todas as plataformas de mídia social para acessar e tentar influenciar os clientes e potenciais clientes de nossos Destinos Turísticos. Paul afirma que existem muitas plataformas e que os clientes fazem Branding (Gestão de Marcas) do Destino nesses ambientes e que temos que “conversar” com o cliente mesmo após ele decidir sobre visitar o Destino, dando dicas e contando histórias locais.

É isso pessoal! Amanhã farei um post contando como foi a parte do Debate conduzida por Ryan e assim, aos poucos, vamos contando aqui o que rolou no 6º Salão de Turismo.

Abraços!