
Olá Pessoal,
O tema do post de hoje foi escolhido, com intuito de levantar a auto-estima dos empreendedores que por algum motivo ou circunstância gerou um certo desânimo ou insatisfação.
Em tempos de crise econômica e de noticiários repletos de previsões terrÃveis sobre o futuro, é bom cuidar da motivação pessoal. Não se deixe contaminar pelo pessimismo, pois ele derruba o moral das equipes e diminui a produtividade na empresa. Eis algumas dicas do que fazer, segundo a Revista PEQUENAS EMPRESAS GRANDES NEGÃCIOS (2010)
1- Encontre uma nova missão
Não há nada mais motivador do que correr atrás de faturamento para garantir a sobrevivência. Quando ele está estável e a sensação de segurança toma conta é hora de procurar um novo desafio. Pode ser a abertura de uma nova loja, a procura por mais eficiência, o lançamento de um novo produto. Ou uma missão pessoal, como aprender alemão ou fazer um trabalho social. Crie um novo porto e comece a remar para alcançá-lo!
2 â Pense positivo
Nosso subconsciente é uma ferramenta poderosa para o sucesso ou o fracasso. Se você disser que não consegue aprender inglês porque é difÃcil, aà é que não vai aprender mesmo, pois criou uma barreira mental. Alimente seu cérebro com afirmativas e pensamentos positivos.
3 â Mude a linguagem
Mais do que pensar de forma positiva, adote uma linguagem positiva. Em vez de dizer âproblemaâ, diga âoportunidadeâ. Em vez de âfracassoâ, diga âaprendizadoâ. Em vez de ânão há nada a fazerâ, diga âquais são as alternativasâ. Em vez de âeu tenho queâ, diga âeu escolhoâ. Essas frases não são tolas, elas devolvem a você a o controle das ações e as rédeas da sua vida.
4 â Leitura alto astral
Combata o baixo-astral do noticiário com leituras enriquecedoras. Leia biografias de gente que trilhou um caminho difÃcil, até mais difÃcil do que o seu, e chegou lá. Empresários de sucesso sempre enfrentam problemas. A diferença é que eles têm força para se levantar após um tombo, não importam quantos deles aconteçam.
Portanto, é fundamental acreditar que é possÃvel conseguir boas oportunidades no meio desse pessimismo. Mesmo diante das situações ruins ou adversas, o momento é esse para repensar em estratégias e agir.
Novamente me questiono, mudar seria a melhor alternativa?
Acredito que sim, desde que se sinta que é preciso mudar, é vantajoso, e que chegou à hora! Sabemos como é difÃcil dar este passo, pois o efeito (mudança) implica diretamente na forma de pensar, sentir e agir. Contudo, não é algo impossÃvel, desde que haja dedicação, persistência e um planejamento estratégico que desenvolva ações que orientem e façam sentido para a forma como se quer viver. Fatores como entusiasmo, atitude positiva, otimismo e bom humor entre outros elementos contribuem para o sucesso pessoal ou empresarial.
Por isso, sorria!!!



