2010

04 de Janeiro de 2010, 0 comentário Olá pessoal!

Começa efetivamente um novo ano e 2010, de forma especial, se inicia com muitas esperanças de crescimento, aumento de produtividade e melhoria de resultados. Isso em parte se deve ao fato de ter sido o ano de 2009 um ano dificil para maioria das empresas.
Lendo sobre o assunto vi uma matéria no blog da revista HSM que me chamou a atenção. Nela, constam alguns itens em que as empresas devem colocar sua atenção visando um ano mais produtivo e com melhores resultados. Achei interessante e os transcrevo abaixo. Espero que gostem e, principalmente que sirvam para ajudar a planejar este ano que se inicia com uma energia muito forte.
Tenham todos um 2010 muito produtivo!
---

1. Como fazer minha equipe ser mais produtiva e equilibrada? Projetos, metas, processos e tudo que se possa definir na sua estratégia não tem como evoluir sem pessoas. E pessoas, precisam de tempo. Sem tempo não há resultados. Pense em novas ferramentas de produtividade, cursos sobre o assunto para a equipe, reveja processos, questione o time sobre como ser efetivo.

2. Como criar o senso de importância na empresa? Muito se fala de senso de urgência, mas isso só valoriza o contexto errado do tempo. Valorize o importante na equipe. Valorize planejamento, sair cedo da empresa, cumprir prazos, chegar no horário às reuniões.

3. Qual o objetivo mais importante da empresa? Ao invés de diversas metas, que tal definir um grande objetivo, criar indicadores precisos, comunicar adequadamente ao time e criar um sistema de acompanhamento que reflita no dia-a-dia de todos na empresa?

4. Muito tempo em reuniões? Em meu último livro, Estou em Reunião, comprovei o absurdo prejuízo financeiro que as reuniões causam as empresas. Pense em algumas formas para reduzir pelo menos 1/3 das reuniões do seu time, e com isso dê mais tempo para trabalhar e focar nas coisas realmente importantes.

5. Como recompensar o planejamento e resultados do time com equilíbrio? Quanto mais tempo a equipe tiver para seu equilíbrio pessoal X profissional, mais produtividade e motivação. Invista em programas de qualidade de vida, dê benefícios que sejam relacionados a “mais tempo livre” e ações de integração familiares.

---